Villeneuve anuncia saída da Vanwall após ser substituído nas 24 Horas de Le Mans

Após Vanwall optar por substituir Jacques Villeneuve por Tristan Vautier em Le Mans, o campeão da F1 em 1997 optou por sair do time e classificou a decisão como injusta e arbitraria

Campeão mundial da Fórmula 1 em 1997, o piloto canadense Jacques Villeneuve anunciou a saída da equipe Vanwall, no WEC, após a decisão do time em tirá-lo da edição 2023 das 24 Horas de Le Mans. Ele será substituído pelo francês Tristan Vautier, campeão da Indy Lights e ex-Indy. A decisão veio a público na última quarta-feira (31).

Em nota, Villeneuve apontou a decepção com a equipe em substituí-lo por Vautier na prova mais tradicional do endurance mundial. O francês dividirá o carro com Tom Dillmann e Esteban Guerrieri. Jacques anunciou que não retornará nas outras provas restantes, que acontecem em Monza, Fuji e Bahrein.

[relacionadas]

"Até aqui, não recebi nenhum comunicado oficial do time, o que é mais surpreendente dado que ainda estou sob contrato para correr em Le Mans. O timing da dispensa estranhamente coincidiu com minha chegada ao hospital para o nascimento da minha filha, que estava planejado para 26 de maio. A ByKolles estava ciente deste evento familiar, tornando-me incapaz de responder sobre este anúncio repentino", declarou Jacques.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Villeneuve anunciou saída da Vanwall (Foto: Vanwall Racing)

A Vanwall, por sua vez, afirmou ao site americano Motorsport.com que o motivo da substituição foi a falta de quilometragem de Villeneuve pela equipe e o nascimento da filha, e que a decisão de trazer Vautier aconteceu com a ciência do piloto canadense.

"Depois de vitórias na Indy 500 e títulos na Indy e na F1, as 24 Horas de Le Mans têm um significado especial para mim. Consequentemente, estou de coração partido pela oportunidade negada de forma injusta e arbitraria. Nestas circunstâncias, tomei a decisão de me abster de participar no restante da temporada do WEC com a Bykolles [Atual Vanwall]", completou.

Em três corridas até aqui, o trio de Villeneuve com a Vanwall pontuou em apenas uma ocasião, na abertura da temporada, em Sebring. Em Portimão, Jacques estava no carro quando a explosão do disco de freio forçou o abandono. Em Spa-Francorchamps, foi tocado pelo GTE Am da Ferrari e parou no muro.

A edição 2023 das 24 Horas de Le Mans está marcada para acontecer entre os dias 10 e 11 de junho no circuito de La Sarthe. A prova marca o aniversário de 100 anos da primeira edição.