História em 100 anos: quem são os maiores vencedores das 24 Horas de Le Mans

Le Mans vive a comemoração dos 100 anos da edição inaugural das 24 Horas, em 1923, e tem longa história de vencedores e conquistas

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Está quase na hora da largada para as 24 Horas de Le Mans de 2023! E, desta feita, uma edição especial: a de um século do evento, ainda que seja a corrida #91 - Le Mans não recebeu carros em 1936, na ocasião de uma greve trabalhista, e entre 1940 e 1948, por conta da Segunda Guerra Mundial e posterior reconstrução do autódromo em Sarthe. Ao longo de uma história centenária, o que não falta é um rol de grandes atores: personagens irresistíveis e recordistas do espetáculo maior das corridas de longa duração do mundo.

E a história somada ao longo de 90 edições é repleta. São 90 vitórias gerais para os conjuntos formados por pilotos, equipes e fábricas. O GRANDE PRÊMIO aproveita, então, para destacar quem são os donos do maior sucesso.

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Vibração para a Ferrari de Olivier Gendebien e Paul Frère, em 1960 (Foto: Reprodução/Pinterest)

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4 vitórias - Olivier Gendebien, Henri Pescarolo, Yannick Dalmas e Sébastien Buemi

Olivier Gendenbien (1958, 1960, 1961 e 1962): O piloto belga viveu no endurance o maior momento da carreira, mas era originalmente especialista de rali. A vida mudou quando foi notado pela Ferrari, em meados dos anos 1950, onde o sucesso chegou rapidamente. Foram duas ao lado de Maurice Trintignant onde bateu na trave, até que, em 1958 e junto de Phil Hill, a vitória finalmente veio. E foi repetida em 1960, 1961 e 1962, duas vezes ao lado de Hill novamente e uma outra com o também belga Paul Frère, sempre com a Ferrari.

Gendenbien não correu muitas vezes na Fórmula 1, nem mesmo um campeonato completo, mas chegou até a conquistar pódio, como vitórias em outras corridas históricas do endurance: três vezes nas 12 Horas de Sebring e nas 12 Horas de Reims, por exemplo. Em tempos de perigo mortal sempre à espreita, resolveu se aposentar logo depois, em 1962, aos 38 anos, após acidentes sérios com ele próprio e a morte do amigo Chris Bristow.

Henri Pescarolo ganhou Le Mans em 1973 com a Matra-Simca (Foto: Reprodução/Pinterest)

Henri Pescarolo (1972, 1973, 1974 e 1984): Embora tenha sido um piloto de equipes pequenas na Fórmula 1, Pescarolo é uma lenda de Le Mans. Não apenas pelas quatro vitórias, mas porque, com 33 participações entre o começo dos anos 1960 e o fim dos 1990, é o piloto que mais vezes disputou a prova.

A maior sequência de sucesso veio na primeira metade dos anos 1970, defendendo a parceria Matra-Simca. Com Graham Hill em 1972 e Gérard Larrousse nos dois anos seguintes, engrenou logo três conquistas. A última delas viria em 1984, com uma Porsche da Joest, ao lado de Klaus Ludwig. Além das vitórias gerais, ainda venceu classes específicas outras duas vezes até deixar a cena, em 1999, guiando pela própria equipe.

Yannick Dalmas atingiu o sucesso com a BMW, em 1999 (Foto: Reprodução/24 Horas de Le Mans)

Yannick Dalmas (1992, 1994, 1995 e 1999): De um lado a outro no automobilismo, Dalmas viu a carreira decolar mesmo quando pegou as corridas de longa duração pela frente. Como boa parte da carreira consistiu em mudanças de equipes e categorias, era piloto de adaptação fácil e se tornou o primeiro a ganhar Le Mans quatro vezes por quatro operações diferentes.

Em 1992, esteve ao lado de Derek Warwick e Mark Blundell na equipe da Peugeot; em 1994, estava com a Porsche, quando fez trio com Hurley Haywood e Mauro Baldi; no ano seguinte, estava na novata Lanzante, na parceria com a Kokusai Kaihatsu, e venceu ao lado de Masanori Sekiya e JJ Lehto a bordo de um McLaren F1 GTR; por fim, em 1999, tinha uma BMW nas mãos para levar a melhor ao lado de Joachim Winkelhock e Pierluigi Martini.

Buemi e a Toyota venceram a 88ª edição das 24 Horas de Le Mans, em 2020 (Foto: Toyota)

Sébastien Buemi (2018, 2019, 2020 e 2022): Entre todos os membros desta lista, apenas um tem a sequência ativa e ainda pode aumentar os próprios números. Buemi chega a quatro vitórias muito em função de estar no projeto da Toyota desde o princípio e, quando os japoneses passaram a dominar completamente, enfileirou quatro sucessos nos últimos cinco anos. Ao mesmo tempo em que ainda é um dos maiores pilotos da história da Fórmula E e ainda segue como piloto de desenvolvimento da Red Bull na F1.

As duas primeiras vitórias de Buemi em Le Mans vieram ao lado de Fernando Alonso e Kazuki Nakajima. Depois, em 2020, Alonso já saíra de cena, mas Nakajima seguia por lá, bem como Brendon Hartley. No ano passado, 2022, Hartley e Ryo Hirakawa acompanharam Buemi.

Derek Bell, com a Porsche, em 1982 (Foto: Reprodução/Pinterest)

5 vitórias - Derek Bell, Emanuele Pirro e Frank Biela

Derek Bell (1975, 1981, 1982, 1986 e 1987): Dono de trajetória extremamente longa no esporte, correndo até as vésperas de completar 70 anos de idade, Bell se tornou o segundo piloto da história a superar o número estabelecido por Gendenbien nos anos 1960 e chegou à mágica quinta vitória em Le Mans.

O grande parceiro de Bell em Sarthe foi outro nome desta lista: Jacky Ickx. Foi junto do belga pela Porsche que venceu as edições de 1981 e 1982, quando já haviam comemorado o triunfo de 1975 com um Mirage GR8, de motor Ford Cosworth, da Gulf. Em 1986 e 1987, as vitórias seriam também com a Porsche, mas agora ao lado de Hans Joachim Stuck e Al Holbert.

Frank Biela e Emanuele Pirro ganharam juntos cinco edições. Na imagem, 2001 (Foto: Audi)

Emanuele Pirro e Frank Biela (2000, 2001, 2002, 2006 e 2007): Pirro e Biela estão juntos na lista por um motivo muito simples, que é o fato de terem vencido juntos nos cinco anos em que terminaram comemorando. Foi já na virada para os anos 2000, na entrada da Era Audi.

Pierro e Biela enfileiraram três anos seguidos, entre 2000 e 2002, ao lado de Tom Kristensen, o grande nome da lista. Depois, voltaram a carga em 2006 e 2007, mas desta feita ao lado de Marco Werner. Enquanto estavam separados, em 2003, Pirro ainda venceu uma classe específica.

Jacky Ickx comemorou a primeira vitória dele em 1969 (Foto: Reprodução/Pinterest)

6 vitórias - Jacky Ickx (1969, 1975, 1976, 1977, 1981, 1982)

Durante muitos anos, foi Ickx que representou o sucesso maior de Le Mans. Belga igual, foi o primeiro a alcançar o número de quatro vitórias de Gendenbien e chegar à quinta e, depois, à sexta vitórias na lendária corrida. Se a glória da Fórmula 1 passou ao largo de Ickx, com dois vices, em 1969 e 1970, e o reconhecimento de ser um dos melhores de todos os tempos sem a conquista, Sarthe colocou as coisas em seus lugares.

A primeira vitória de Ickx nas 24 Horas de Le Mans é uma das mais marcantes de todos os tempos, porque foi com o talvez mais famoso carro de endurance da história, o Ford GT40, ao lado de Jackie Oliver. Aí, em 1975, também pela Gulf/John Wyer, voltaria ao sucesso, agora ao lado de Derek Bell, com o Mirage GR8, antes do sucesso de Porsche nos dois anos posteriores: com Gijs van Lennep em 1976 e Jürgen Barth/Hurley Haywood em 1977. Por fim, com a parceria renovada com Derek Bell, voltaria a levar a melhor para a Porsche nas temporadas 1981 e 1982.

O trio vencedor de 2013: Duval, à esquerda da imagem, ao lado do engenheiro do conjunto, McNish e Kristensen (Foto: Audi)

9 vitórias - Tom Kristensen (1997, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2013)

Não há nada que se assemelhe ao Mr. Le Mans, Tom Kristensen, quando o assunto é a maior prova de longa duração do mundo. Apesar do dinamarquês ter encontrado a veia do sucesso por ali, lidava bem com todo tipo de carro que assumia: foi campeão de F3 Japonesa, por exemplo, e se mostrou mais que hábil com carros de turismo, mas era com os protótipos que realmente se sentia em casa.

Kristensen venceu Le Mans pela primeira vez justamente na estreia, pela Joest, com uma Porsche, em 1997, quando contava com Michele Alboreto e Stefan Johansson como parceiros. Mas foi na mudança para a Audi que conseguiu fazer algo até hoje jamais igualado: somar seis vitórias seguidas. De 2000 a 2002 (com Biela e Pirro ao lado), venceu três, enquanto fez rápida mudança para a Bentley, em 2003, e novamente ganhou. Os companheiros na empreitada inglesa foram Rinaldo Capello e Guy Smith.

Como a Audi havia se retirado como equipe oficial em 2002, costurou um acordo com a japonesa Goh para 2004 e lá estava Kristensen para vencer ao lado de Capello e Seiji Ara. Em 2005, voltaria a vencer com o Audi R8 nas mãos, agora americana Champion Racing, onde contou com JJ Lehto e Marco Werner.

As duas últimas vitórias foram mais espaçadas: com a Joest, empurrada pela Audi, em 2008, com Capello e Allan McNish, e em 2013, já com o retorno da Audi de fábrica, com Loïc Duval e novamente McNish. Uma lenda absoluta.

Entre as fábricas, quem mais vitórias conquistou em Le Mans em todos os tempos foi a Porsche, com 19 impressionantes triunfos contra 13 da Audi e nove da Ferrari. Entre equipes, a Porsche tem 12, mas está na segunda colocação: atrás justamente da Joest, que conquistou todas as 13 glórias em Sarthe como parceira da própria Porsche ou da Audi. A Ferrari tem sete.

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