Ferrari puxa fila na 1ª fase da classificação em Le Mans. Fittipaldi lidera na LMP2

Antonio Fuoco e Alessandro Pier Guidi levaram a Ferrari ao 1-2 na primeira fase da classificação de hipercarros das 24 Horas de Le Mans. Os brasileiros Felipe Nasr, Pietro Fittipaldi e Daniel Serra avançaram em suas classes para a Hyperpole desta quinta-feira (8)

A Ferrari foi a grande destaque na classificação da classe de hipercarros das 24 Horas de Le Mans, realizada nesta quarta-feira (7). A escuderia de Maranello conseguiu os dois melhores tempos, com Antonio Fuoco e Alessandro Pier Guidi, e avançou ambos os pilotos para a disputa da Hyperpole desta quinta-feira (8), que definirá o grid de largada da prova principal.

Ao todo, são três classes que disputarão as 24 Horas de Le Mans: hipercarro, LMP2 e LMGTE-AM. Oito carros de cada uma se classificam para a Hyperpole, que consiste em uma atividade de pista aberta com duração de 30 minutos. Do nono lugar para trás em cada divisão e o Garage 56, que parte obrigatoriamente de último, está tudo definido.

[relacionadas]

Na prova do hipercarro, a Ferrari conseguiu o 1-2 quando restavam pouco mais de 10 minutos para fim. Fuoco conduziu o bólido #50 para o tempo de 3m25s213, superando o companheiro de equipe, Guidi, que anotou a volta de 3m25s412. Ambos foram melhores os concorrentes da Toyota, que esteve representada por Kamui Kobayashi e Brendon Hartley — o terceiro e o quarto, respectivamente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Felipe Nasr conseguiu classificação para a Hyperpole com o #75 da Penske (Foto: Penske)

Mais duas filas de diferentes equipes vieram na sequência. A Penske, que correu com o chassi da Porsche 963, se classificou com Frédéric Makowiecki no #5 e com o brasileiro Felipe Nasr no #75. Por sua vez, a Ganassi, com o Cadillac V-Series.R, fechou os oito classificados com Sébastien Bourdais e Earl Bamber. A diferença de Fuoco para o carro #2 do neozelandês foi de apenas 0s807.

Outro brasileiro a disputar o hipercarro é Pipo Derani, da AX Racing. Mas o #311 fez o tempo de 3m27s960 e irá largar da 12ª colocação. As equipes Peugeot, Vanwall, Glickenhaus e Hertz Jota não classificaram pilotos para a Hyperpole.

Já na classe LMP2, Pietro Fittipaldi fechou na primeira colocação com a Jota ao anotar o tempo de 3m34s751 e seguido de perto por Louis Delétraz, da WRT — a diferença foi de apenas 0s002. Mirko Bortolotti, da Prema, e Paul-Loup Chatin, da IDEC, foram o terceiro e o quarto, respectivamente.

A Prema ainda conseguiu classificar Bent Viscaal, com o oitavo tempo no carro #9. A Vector também estará presente na Hyperpole com o #10 de Gabriel Aubry, assim como a Cool com Reshad de Gérus e a Racing Team Turkey, com Dries Vanthoor.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pietro Fittipaldi conduziu #28 da Jota para o melhor tempo na LMP2 (Foto: Jota)

Ao todo, 11 equipes não conseguiram vagas na etapa principal da classificação: Tower Motorsport, Nielsen, United Autosports, Duqueine, Inter Europol, Alpine, Graff, DKR, Algarve, Panis e AF Corse. A decepção ficou por conta de André Negrão, que foi o penúltimo na classe com o #35 da Alpine e anotou o tempo de 3m37s498 — ele largará da 36ª posição.

Por fim, na LMGTE-AM, mais um ponto positivo para os brasileiros: Daniel Serra, no #57 da Kessel, conseguiu o quinto melhor tempo e disputará a Hyperpole. A melhor volta da classe foi, surpreendentemente, feita pelo Garage 56 da Nascar, pilotado por Mike Rockenfeller. O alemão conduziu o bólido para o tempo de 3m47s976.

Os carros da Ferrari dominaram a divisão. Além da classificação de Serra, a escuderia de Maranello ainda teve Alessio Rovera, no #83; Davide Rigon, no #54; e Ulysse de Pauw, no #21, todos pela AF Corse. Também se classificou pela Kessel, o #74 de Kei Cozzolino.

Completaram o grupo dos oito que avançam: o #33 de Nicky Catsburg, da Corvette; o #25 de Charlie Eastwood, da ORT; e, por fim, o #55 de Gustav Birch, da equipe dianamarquesa GMB.

A definição das oito melhores posições do grid de cada classe acontecerá nesta quinta, às 15h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha as atividades da corrida centenária das 24 Horas de Le Mans.