Ferrari completa 'choque vermelho' com #51 e vence 24 Horas de Le Mans centenária

Alessandro Pier Guidi foi quem completou a vitória do #51: primeira da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans em 59 anos

Rio Hirakawa perdeu o controle do Toyota #8 quando catou no freio (Vídeo: 24 Horas de Le Mans)

Quase seis décadas no retrovisor. Foi em 1964, há 59 anos, que Jean Guichet e Nino Vaccarella completaram as 24 Horas de Le Mans com a 275P para o que seria, ao longo de um longo e tenebroso inverno, a última vitória da Ferrari de fábrica. É verdade que um carro da marca italiana também ganhou no ano seguinte, 1965, por uma equipe de ligações sanguíneas com a Ferrari. Mas nunca mais outra vez. O hiato, entretanto, chegou ao fim neste domingo (11), em Sarthe: Alessandro Pier Guidi completou a prova e saiu a comemorar com os parceiros James Calado e Antonio Giovinazzi, porque o #51 da Ferrari recebeu a bandeirada em Le Mans de rosto para o vento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

[relacionadas]

Apesar da velocidade na classificação, quando os dois carros da Ferrari fecharam a duas primeiras posições - com o #50 na frente do #51 -, a Toyota seguia como plenamente favorita. Impressão reforçada logo na primeira volta, quando Sébastien Buemi, no Toyota #8, passou por ambos e tomou a dianteira. Mas a Ferrari se manteve no páreo. O Toyota #7 se envolveu em acidente ainda no começo da noite e abandonou, mas a Ferrari #50 também sofreu e se afasto da frente.

Mas a Ferrari #51 e o Toyota #8 resistiram, enquanto os carros da Peugeot sofreram, bem como os Porsche Penske e foram, um a um, deixando a briga como algo privativo entre os dois. A #51 liderava até o carro demorar a pegar, bem no começo da manhã do domingo, durante um pit-stop. Mas a Toyota teria furo de pneu depois. Entre percalços dos dois lados, a Ferrari tinha vantagem a duas horas do fim, mas era pequena. Até que, após 22 horas de corrida, Ryo Hirakawa guiava o Toyota #8, mas perdeu o controle quando catou no freio em determinado momento, rodou e bateu. A vantagem ficou em mais de 2min.

A Ferrari venceu em Le Mans (Foto: Reprodução)

Mesmo com outra edição da dificuldade do carro pegar nos boxes, já a menos de 30 minutos do fim, Pier Guidi não sofreu tanto assim. O resultado, por mais que fosse inesperado, foi se construindo como real passo a passo. Junto do inglês Calado, Pier Guidi e Giovinazzi vibram com a glória de vencer Le Mans com as cores da Ferrari, como fizeram Vaccarella, Lorenzo Bandini e Ludovico Scarfiotti ao longo da história.

A terceira colocação ficou com Cadillac #2 de Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook, ao passo que o Cadillac #4 (Sébastien Bourdais, Renger van der Zande e Scott Dixon) e a Ferrari #50 (Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen) fecharam o top-5. A Peugeot rendeu bem no retorno a Le Mans e lutou pela liderança enquanto foi possível, mas sofreu com a confiabilidade.

No que diz respeito aos brasileiros, o Porsche Penske #75 de Felipe Nasr chegou a cruzar na ponta após a marca das seis horas, mas logo depois parou na pista com problema na pressão de combustível e abandonou. Assim como o Action Express #311, de Pipo Derani, que viveu dificuldades desde que Jack Aitken bateu o carro na primeira volta. No começo da manhã de domingo, o mesmo Aitken parou o bólido.

Inter Europol venceu em Le Mans (Foto: Reprodução)

LMP2 - Em duelo 'polonês', Inter Europol supera Kubica

Pelos lados dos protótipos P2, que não farão parte da temporada 2023 do WEC, Fabio Scherer completou a corrida para o Inter Europol #34, que conta também com Jakub Smiechowski e Albert Costa, para assegurar a vitória com pouco mais de 15s de vantagem para quem veio atrás.

O curioso é que a equipe é orginária da Polônia, terra também do herói nacional Robert Kubica. E o conjunto que contava com Kubica, o WRT #41, terminou na segunda colocação, também com Louis Delétraz e Rui Andrade. O terceiro posto ficou com o Duqueine #30 (Neel Jani, René Binder e Nicolas Pino), enquanto o Alpine #36 (Matthieu Vaxiviere, Charles Milesi e Julien Canal) e o WRT #31 (Sean Gelael, Ferdinand Habsburg e Robin Frijns) fecharam o top-5.

André Negrão completou a prova no nono lugar da classe com o Alpine #35, que brigava pelo pódio até um dos pilotos do conjunto, Memo Rojas, ficar envolvido no acidente que tirou o Toyota #7 da corrida, ainda por volta da oitava hora. O JOTA #28, de Pietro Fittipaldi, terminou ainda atrás depois de uma série de problemas que começou no princípio da chuva, ainda no sábado, quando ocupava as primeiras posições.

Corvette venceu em Le Mans (Foto: Reprodução)

LMGTE-Am - Corvette nada de braçada e vence com muitas sobras

Não teve duelo até o fim entre os carros GT. Isso porque o Corvette #33 escapou e bem cedo no domingo já indicava que não seria pego. E não foi! Nicky Catsburg completou a prova e comemorou com os companheiros Ben Keating e Nicolas Varrone e distância de 2min para quem veio na segunda colocação.

Os responsáveis pelo segundo posto foram os pilotos do ORT By #25: Charlie Eastwood, Ahman Al-Harthy e Michael Dinan. O terceiro posto ficou com o GR #86 (Michael Wainwright, Benjamin Barker e Riccardo Pera).

Até praticamente uma hora do fim da corrida, quem acompanhava o Corvette #33 de perto era o #85 da Iron Dames, equipe guiada apenas por pilotas. O pódio estava no papo, quando o carro travou durante um pit-stop e teve problemas. Acabou no quarto posto com Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey. Por fim no top-5, esteve o Ferrari AF Corse #54 (Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon).

O representante brasileiro na LMGTE-Am era Daniel Serra, no Kessel #57, que teve problemas durante a noite. Serra tentava virar tempo e recuperar pela manhã, quando acabou batendo e abandonando. O carro Garage 56 da Nascar teve problemas à noite, mas ficou na pista e completou a corrida com Jenson Button, Jimmie Johnson e Mike Rockenfeller.

Ator Michael Fassbender bate em Le Mans na manhã do domingo (Vídeo: 24 Horas de Le Mans)