Ferrari #51 vira marca de 21 horas na liderança no duelo contra Toyota #8 em Le Mans

James Calado comanda Ferrari #51 na abertura para último stint de três horas nas 24 Horas de Le Mans. Número de abandonos passa de 20

Toyota #7 abandona 24 Horas de Le Mans após acidente. Peugeot #94 lidera após 8 horas (Vídeo: Reprodução/FIA WEC)

A edição 2023 das 24 Horas de Le Mans entrou no último stint de três horas para definir os vencedores. A situação na manhã deste domingo (11) em Sarthe apresenta uma briga real pela vitória entre a Ferrari #51 e o Toyota #8. Mas é James Calado, a bordo do hipercarro italiano, quem comanda as ações no momento.

Após o fim da noite na França, conforme o dia amanhecia, Ryo Hirakawa ocupava a primeira colocação com o carro da Toyota, mas o piloto japonês, que substitui Kazuki Nakajima há alguns anos, sofreu com um furo no pneu e precisou parar após volta bem lenta. Foi a oportunidade para Alessandro Pier Guidi se aproximar. O italiano ultrapassou de vez quando já era Sébastien Buemi no #8.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Em seguida, com Calado no lugar de Pier Guidi, a dianteira se esgarçou após uma troca de parte da frente do carro pelos lados do time japonês. A diferença entre os dois permanece em cerca de 10s, mas chegou a ser de 25s, quando Hirakawa voltou para a pista de pneus mais novos cerca das 5h30 (de Brasília). Na 21ª hora, já é Brendon Hartley quem comanda o #8.

Quem tem a terceira colocação nas mãos é o Cadillac #2, que conta com Alex Lynn no comando até o momento. O Cadillac #3 aparece em quarto, com Renger van der Zande, mas já fora da volta do líder.

Numa corrida em que os problemas se somaram, o top-10 geral continua com Jean-Éric Vergne (Peugeot #93), Dane Cameron (Porsche Penske #5), Nicklas Nielsen (Ferrari #50), Romain Dumas (Glickenhaus #708), Nathanaël Berthon (Glickenhaus #709) e Loïc Duval (Peugeot #94). E Duval já não está mais na pista, no momento, após uma batida na Hunaudières ao longo da noite.

F2-5-1024x683.jpg" alt="" class="wp-image-693903" />
Ferrari #51 ao longo da noite (Foto: 24 Horas de Le Mans/ACO)

No caso dos dois conjuntos que incluem pilotos brasileiros, ambos abandonaram. Jack Aitken parou o #Action Express #311 após muitos problemas desde a primeira volta, quando o próprio Aitken bateu. Assim, encerrando a participação de Pipo Derani. Já o Porsche Penske #75, de Felipe Nasr, teve problemas e parou na pista logo após a sexta hora de prova, quando liderou.

Na classe LMP2, também existe uma briga aberta entre dois conjuntos. O Inter Europol #34 conta com Albert Costa na dianteira e menos de 20s de frente para o WRT #41, guiado no momento por Robert Kubica. É um duelo interessante, porque a Inter Europol é uma equipe polonesa contra o herói local Kubica.

Já numa distante terceira posição, Paul Lou Chatin comanda o IDEC #48. Neel Jani e Ferdinand Habsburg, respectivamente no Duqueine #30 e no WRT #31, fecham o top-5. Nas mãos de David Heinemer-Hansson, o JOTA #28, que conta tambémm com Pietro Fittipaldi, chegou a liderar nas primeiras horas, mas apresentou problemas desde os tempos de chuva no cair da noite francesa. Está cinco voltas atrás do líder, na nona colocação.

No que diz respeito ao #35 da Alpine, que conta com André Negrão, a situação ainda é pior, embora siga na corrida, na 12ª posição da classe. O motivo foi o envolvimento de Memo Rojas num acidente grande ainda durante a noite: o mesmo que causou o abandono do Toyota #7, um dos favoritos à vitória geral.

Alberto Costa comanda o #34 da Inter Europol na liderança no LMP2 Foto: 24 Horas de Le Mans/ACO)

Pelos lados da LMGTE-Am, Nicolas Varrone guia o Corvette #33 com quase 25s de uma vantagem relativamente pequena, em se tratando de Le Mans, para o #85 da Iron Dames, que segue nas mãos de Sarah Bovy. Ahmad Al Harthy, no ORT By #25, aparece em terceiro, mas já mais de 1min atrás. Matteo Cairoli e Thomas Flöhr, respectivamente com o Project 1-Ao e a AF Corse, fecham o top-5.

O conjunto Kessel #57 chegou a se colocar na briga pela vitória em dado momento da noite, mas o carro teve problemas. Quando voltou à pista, no começo da manhã, Daniel Serra tentava tirar tempo para recuperar, mas escapou da pista e bateu.

Quem também bateu foi o piloto e ator Michael Fassbender, com o Proton #911, que causou o abandono do conjunto.

A chuva deu as caras novamente em Le Mans e causou uma série de escapadas e rodadas, inclusive dos líderes (Vídeo: Reprodução/FIA WEC)