Ex-F1 e 1º vencedor da Porsche em Le Mans, Hans Herrmann morre aos 97 anos

Ex-piloto de marcas alemãs na Fórmula 1 e no endurance, como Mercedes e Porsche — com quem fez história —, Hans Herrmann morreu aos 97 anos e recebeu homenagens

O automobilismo alemão está de luto nesta sexta-feira (9). Hans Herrmann, ex-piloto com passagens na Fórmula 1 e vitórias importantes no mundo do endurance, morreu aos 97 anos. O alemão foi um dos responsáveis pelo primeiro triunfo da história da Porsche nas 24 Horas de Le Mans, em 1970. A causa da morte não foi divulgada. 

Herrmann correu na Fórmula 1 com a Mercedes em 1954 e 1955; depois, ainda fez participações por Maserati e Porsche. A montadora das Flechas de Prata, então, fez questão de se despedir com uma longa homenagem aos feitos do piloto. No comunicado, a equipe destacou as qualidades de Hans e relembrou o início da carreira.

[relacionadas]

"É com grande gratidão que relembramos Hans Herrmann, um incrível piloto que teve influência decisiva na história da Mercedes. Como parte da equipe lendária das Flechas de Prata nos anos 1950, ele impressionou pela velocidade e a leitura das corridas. O carisma e a paixão pelo automobilismo o tornaram muito popular com fãs e pilotos", destacou Marcus Breitschwerdt, CEO da divisão histórica da Mercedes. Herrmann disputou 17 corridas na F1 e conseguiu um pódio, no GP da Suíça de 1954.

Hans é reconhecido principalmente por sua atuação no endurance, com vitórias em provas importantes como as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans. Nesta última, deu à Porsche o primeiro triunfo da história, em 1970. A marca alemã também prestou condolências em comunicado oficial.

Hans Herrmann. Foto: Porsche AG/2020

“O falecimento de Hans Herrmann nos afetou profundamente”, lamentou Thomas Laudenbach, diretor de automobilismo da Porsche. “Hans foi um dos pilotos de fábrica de mais sucesso da Porsche; com a vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1970, no Porsche 917, Richard Attwood e ele fizeram história”, destacou.

O envolvimento com a Porsche seguiu por décadas, até o piloto se aposentar das corridas de forma integral aos 42 anos. Herrmann deixa a esposa Magdalena, dois filhos e um neto.

Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de 2026.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

▶️ Audi inicia trajetória na F1 e acelera carro de 2026 em dia de filmagens na Espanha
▶️ Pérez relembra vitória com Red Bull na Fórmula 1 e crava: “Coloquei nome na história”
▶️ FIA marca reunião com equipes após pressão por investigação de motor da Mercedes