Aston Martin desconversa sobre Stroll e Alonso no WEC: "Não é crucial para sucesso"

Preparando-se para iniciar uma nova operação nos hipercarros do WEC em 2025, Aston Martin negou que esteja pensando em Fernando Alonso e Lance Stroll, dupla da F1, para o projeto

A Aston Martin anunciou recentemente que vai passar a integrar a classe dos hipercarros do WEC a partir de 2025, e o fraco desempenho recente de Lance Stroll na Fórmula 1 rapidamente iniciou discussões sobre seu futuro na categoria. No entanto, segundo Adam Carter, chefe de automobilismo da equipe britânica no endurance, a equipe vai priorizar pilotos que já estão mais habituados às competições de turismo.

"Temos uma boa estabilidade dentro do campo [de opções] da Aston Martin, assim como no grupo do projeto GT", disse Carter. "Eles serão utilizados nos primeiros testes e, se mostrarem as credenciais certas, terão uma oportunidade de se provarem", garantiu.

[relacionadas]

Parceira da Aston Martin no IMSA desde 2020, a Heart of Racing — que também faz parte do grid do WEC — vai contribuir com sua experiência na operação do projeto. Além dos hipercarros, a equipe também terá um Valkyrie na classe GTP da categoria americana.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Aston Martin vai colocar o Valkyrie nas pistas do WEC em 2025 (Foto: Divulgação/Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

E Ian James, chefe da Heart of Racing, corroborou a visão de Carter sobre os pilotos da equipe. Segundo ele, que evitou descartar uma chance a Fernando Alonso — bicampeão das 24 Horas de Le Mans com a Toyota — no futuro, as escolhas serão feitas com base naqueles que já integram o grid das categorias atualmente.

"Vimos isso com Ferrari e Porsche, que realmente abraçaram seus pilotos do programa GT. Isso rendeu muito sucesso a eles", apontou James ao portal inglês Autosport. "Vamos procurar escolher nossos pilotos, inicialmente, a partir da gama atual da Heart of Racing e da Aston Martin", frisou.

"A partir daí, vamos suplementar isso conforme precisarmos", completou James, sem descartar uma possibilidade de ter Alonso no futuro. "Nenhuma porta está fechada. Mas, por um ponto de vista da Heart of Racing, não acho que seja crucial para o sucesso do projeto", finalizou.

A Heart of Racing tem o dinamarquês Marco Sorensen e o canadense Roman De Angelis na classe GTD do IMSA, enquanto o espanhol Alex Riberas e o britânico Ross Gunn correm na GTD Pro.

No WEC, com um Aston Martin M177 4.0 Turbo na classe GTE Am, o time já teve, além do chefe James, Axcil Jefferies, Nicki Thiim, Daniel Mancinelli e o próprio Riberas no cockpit ao longo da temporada.