Alpine lança hipercarro A424 Beta antes das 24H de Le Mans de olho em WEC 2024

A Alpine dá o primeiro passo para ingressar na categoria principal do WEC em 2024 ao revelar o A424_β, que participará de todas as etapas do mundial

24 HORAS DE LE MANS + MOTOGP NA ITÁLIA: ONDE ASSISTIR?

Revelado como parte das comemorações pelos 60 anos da primeira participação nas 24 Horas de Le Mans, a Alpine apresentou o hipercarro A424 Beta nas novas instalações da equipe, próximas ao Circuito de la Sarthe, na manhã desta sexta-feira (9). É o carro com que a marca francesa vai retornar à classe principal do WEC, na temporada 2024.

Desenvolvido em cooperação com a Oreca, a A424 Beta compartilha alguns elementos de design com o conceito futurista Alpenglow. Além das características específicas da Alpine, o carro utiliza a mesma cabine em formato de dossel e a enorme barbatana central que se estende até a asa traseira.

[relacionadas]

Sendo totalmente de fibra de carbono, o A424 Beta possui um motor V6 de 3.4 litros com um único turbo, gerando 675 cavalos de potência, além de um sistema híbrido de 50 kW. A potência total ainda é um mistério, mas é transmitida às rodas por meio de uma transmissão Xtrac de sete velocidades. Quanto ao nome, ele inclui o esquema de três dígitos familiar começando com quatro, como uma homenagem aos carros de corrida bem-sucedidos da Alpine do passado. O Beta designa a fase final do carro antes do lançamento oficial.

A Alpine planeja iniciar os testes de pista no próximo mês de agosto, com uma segunda sessão programada para setembro. Será seguida por testes em túnel de vento para homologação final pela FIA no final de dezembro. A A424 estará pronto para competir no início de 2024 e fará a estreia nas 6 Horas do Catar em março, primeira etapa do calendário do ano que vem - que conta com o retorno das 6 Horas de São Paulo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F2-3-1024x683.jpg" alt="" class="wp-image-692978" />
O novo hipercarro da Alpine para temporada 2024 do WEC (Foto: Alpine)

Enquanto isso, neste ano, a Alpine compete na categoria LMP2 do WEC e das 24 Horas de Le Mans com dois carros Oreca 07-Gibson. O carro #35 será conduzido por Olli Caldwell, André Negrão e Memo Rojas, enquanto Julien Canal, Charles Milesi e Matthieu Vaxivière pilotarão o #36.

A categoria principal será disputada por Cadillac, Porsche, Toyota, Ferrari, Peugeot e Glickenhaus, que provavelmente voltarão para competir ao lado da Alpine em 2024.

Enquanto o evento celebra 100 anos desde a primeira realização da corrida de resistência, a Alpine comemora 60 anos desde sua entrada em Le Mans. A estreia se deu com a M63, uma versão altamente modificada do A110 equipada com um motor de 1 litro. Todos os três carros se retiraram, mas um conseguiu correr por 23 horas.

A equipe francesa conquistou vitórias em Le Mans de 1966 a 1969, dominando as categorias de baixa cilindrada. A Alpine abandonou Le Mans em 1970 e só retornou em 1975. Um ano depois, a equipe francesa começou a trabalhar no A442, que eventualmente deu à Alpine sua primeira vitória geral em 1978. A empresa não voltou para defender seu título, mas equipes particulares continuaram correndo com carros Alpine durante a década de 1990.

A Alpine voltou às corridas de resistência em 2013 e conquistou uma vitória na classe LMP2 (e um quinto lugar geral) em 2016. Em 2021, o Alpine A480 completou o pódio atrás de dois Toyota GR010 Hybrid.

GRANDE PRÊMIO acompanha as atividades da corrida centenária das 24 Horas de Le Mans.

SAIBA MAIS
+
 Quais os horários da edição que marca centenário das 24 Horas de Le Mans
História em 100 anos: quem são os maiores vencedores das 24 Horas de Le Mans
23 participações, 4 vitórias: o quinteto brasileiro nas 24 Horas de Le Mans de 2023
+
 24h de Le Mans vive centenário com Toyota dominante e classe dos hipercarros lotada

F2 E F3 PAGAM POR ‘ORIENTALIZAÇÃO’ DA F1, E ISSO É PREOCUPANTE | GP ÀS 10