24h de Le Mans vive centenário com Toyota dominante e classe dos hipercarros lotada

Com classe principal em maior grid desde 2012, 24 Horas de Le Mans chega ao centenário ainda com Toyota favorita, mas cenário muito melhor do que nos anos anteriores

O fim de semana dos dias 10 e 11 de junho no esporte a motor será marcado pela 91ª edição das 24 Horas de Le Mans. A mais tradicional prova no endurance mundial — válida também como quarta etapa da temporada 2023 do WEC — terá um elemento especial: será a prova do centenário da primeira edição, em 1923.

A prova do centenário, inclusive, contará com um grid muito mais cheio na principal classe em comparação com os anos anteriores. Depois da introdução do regulamento dos hipercarros e a fusão de regulamento com o IMSA, mais marcas optam por participar de Le Mans neste ano. Se o grid de 2022 tinha apenas cinco carros na classe principal, serão 18 inscrições em 2023, o maior número desde 2012.

[relacionadas]

O grid cheio também aumenta a expectativa pelo fim do domínio da Toyota. A montadora japonesa tem promovido uma dinastia em Le Mans após esperar tanto tempo pela primeira vitória. O domínio foi forte ao ponto do WEC correr atrás de um novo regulamento e evitar o esvaziamento total da categoria, que sofreu duras perdas com as saídas de Audi e Porsche.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Toyota tem o favoritismo em Le Mans (Foto: Toyota Gazoo Racing)

Apesar da reaparição da Porsche, além das chegadas de Peugeot, Ferrari e Cadillac em Le Mans, o favoritismo ainda fica com a Toyota, que faturou as três provas do Mundial de Endurance disputadas até aqui, em Sebring, Portimão e Spa-Francorchamps.

O trio formado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa — atual vencedor de Le Mans — chega em La Sarthe como líder do campeonato. Apesar de ter uma vitória a menos que Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López, a regularidade ajudou a turma do Toyota #7 a chegar na França com a liderança do campeonato.

Entre as novas inscrições, quem surge com mais expectativas de tentar desafiar a Toyota é a Ferrari. O carro #50, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, já somou dois pódios na temporada e liderou a primeira parte do Test Day, no último domingo. Já o #51, com o ex-F1 Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, ficou com a ponta na segunda parte dos testes.

A classe dos hipercarros contará com dois brasileiros. Felipe Nasr retorna para a terceira participação consecutiva — e quarta no geral — e estreando entre os principais. Ele será um dos pilotos do Porsche Penske #75, dividindo carro com o francês Mathieu Jaminet e o inglês Nick Tandy.

Pipo Derani é um nome mais frequente. Desde 2015, o piloto ficou fora apenas da edição de 2020. Após duas participações recentes pela Glickenhaus na classe dos hipercarros, fechou com a Action Express e dividirá carro com os ingleses Jack Aitken e Alexander Sims.

A edição 2023 das 24 Horas de Le Mans tem largada às 11h00 (de Brasília, GMT-3) deste sábado (10).

CarroPilotoPilotoPiloto
2CadillacEarl BamberAlex LynnRichard Westbrook
3CadillacSébastien BourdaisScott DixonRenger van der Zande
4VanwallTom DillmannEsteban GuerrieriTristan Vautier
5Porsche PenskeDane CameronMichael ChristensenFrédéric Makowiecki
6Porsche PenskeKévin EstreAndré LottererLaurens Vanthoor
7ToyotaMike ConwayKamui KobayashiJosé María López
8ToyotaSébastien BuemiBrendon HartleyRyo Hirakawa
38Team JotaAntónio Félix da CostaWill StevensYe Yifei
50Ferrari AF CorseAntonio FuocoMiguel MolinaNicklas Nielsen
51Ferrari AF CorseJames CaladoAntonio GiovinazziAlessandro Pier Guidi
75Porsche PenskeMathieu JaminetFelipe NasrNick Tandy
93PeugeotPaul di RestaMikkel JensenJean-Éric Vergne
94PeugeotLoic DuvalGustavo MenezesNico Müller
311Action ExpressJack AitkenPipo DeraniAlexander Sims
708GlickenhausRyan BriscoeRomain DumasOlivier Pla
709GlickenhausNathanaël BerthonEsteban GutiérrezFranck Mailleux