24 Horas de Le Mans divulga inscritos e tem classe principal mais cheia em 12 anos

24 Horas de Le Mans 2023 terá 16 hipercarros na disputa, o que caracteriza sua classe principal mais cheia desde os 17 LMP1 de 2011. Realizada desde 1923, tradicional etapa francesa chega ao ano do centenário em sua 91ª edição

Disputada desde 1923 e pronta para comemorar o centenário este ano, a tradicional prova de 24 Horas de Le Mans se prepara para sua 91ª edição com o maior número de entradas em sua classe principal desde 2011: serão 16 hipercarros na disputa, em um pelotão composto por incríveis 62 carros — 24 LMP2, 21 LMGTE Am e um Garage 56, que participa da prova na classe 'Innovative Car' e não será incluído na classificação oficial.

A relação oficial de inscritas foi divulgada na última segunda-feira (27), e sete equipes estarão disputando a classe principal em Le Mans: a Toyota puxa a fila, buscando sua sexta vitória consecutiva na pista francesa, mas terá a concorrência de peso de Porsche, Peugeot, Cadillac, Vanwall, Glickenhaus e Ferrari, que retorna à classe principal depois de 50 anos de ausência.

[relacionadas]

Vencedor em 2022, o trio formado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa permanece dividindo o comando do Toyota #8, enquanto dois brasileiros já foram confirmados nos hipercarros. Pipo Derani pilota o Cadillac #311 junto a Alexander Sims e Jack Aitken, enquanto Felipe Nasr ocupa o Porsche #75 ao lado de dois companheiros ainda não anunciados.

A Ferrari marcará seu retorno com o modelo 499P (Foto: Ferrari)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Ferrari, de volta ao esporte após 50 anos, colocará dois carros na pista: Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen revezam o #50, enquanto Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi dividem o #51.

Na classe LMP2, em que todos correm com um Oreca 07 Gibson, 24 carros estarão disputando a vitória. Na edição de 2022, a Jota levou a melhor com Roberto González, António Félix da Costa e Will Stevens, mas o trio não estará presente na disputa da classe este ano — o português e o britânico foram 'promovidos' para os hipercarros e correrão com o #38.

Assim, a equipe escalou David Heinemeier Hansson, Oliver Rasmussen e Pietro Fittipaldi, também reserva da Haas na Fórmula 1, para o comando do carro #28. Apenas mais um brasileiro disputa a LMP2, com André Negrão na Alpine #35 — ainda sem companheiros de equipe oficialmente anunciados.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Toyota é a atual pentacampeã consecutiva nas 24 Horas de Le Mans (Foto: WEC)

Por fim, a LMGTE Am terá 21 carros em sua composição, com destaque para o vencedor de 2022, Ben Keating — que triunfou ao lado de Henrique Chaves e Marco Sorensen, ambos fora da disputa deste ano. Assim, o americano alinha seu Corvette #33 junto a Nico Varrone e Nicky Catsburg em 2023.

O 'Innovative Car' deste ano será um Chevrolet Camaro ZL1, trabalhado pela Hendrick e estreante nas 24 Horas de Le Mans. O protótipo é uma versão modificada do carro Next Gen da Nascar, que competiu na temporada 2022 da categoria.

O carro, apesar de não concorrer à classificação oficial, terá três pilotos de peso: Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, Mike Rockenfeller, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2010, e Jimmie Johnson, heptacampeão da Nascar.

A disputa das 24 Horas de Le Mans está marcada para acontecer entre os dias 10 e 11 de junho, marcando a quarta etapa do Mundial de Endurance da FIA, o WEC. A abertura oficial está agendada para o dia 17 de março, com a realização das 1.000 Milhas de Sebring.