24 Horas de Le Mans adota 'wave-by' em períodos de safety-car para 2023

Entre novidades da edição 2023, 24 Horas de Le Mans terá o procedimento de 'wave-by' para reorganizar carros em intervenções do safety-car. Prova completa 100 anos

Um novo procedimento de safety-car será adotado na edição 2023 das 24 Horas de Le Mans, que marca o aniversário de 100 anos principal prova do endurance mundial. O 'wave-by', que já acontece em outras etapas do WEC, será adotado na corrida, que acontece entre 10 e 11 de junho.

Segundo o regulamento da edição, o sistema de três safety-cars para controlar o ritmo do pelotão durante os incidentes foi ajustados. O número de carros serão mantido no início das bandeiras amarelas, mas posteriormente apenas um veículo estará na pista com um wave-by será permitido.

Relacionadas

Qualquer carro que estiver atrás do safety-car, mas à frente do líder de sua respectiva classe, poderá ultrapassar o carro de segurança e completar a volta antes de retornar na parte de trás da fila. Após a conclusão do wave-by, o diretor de prova iniciará um procedimento para organizar os carros na ordem da classe.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Toyota é a atual hexacampeã consecutiva nas 24 Horas de Le Mans (Foto: WEC)

A ordem será com os Hipercarros à frente, seguidos pelos LMP2s e posteriosrmente os GTEs. Os LMP2 serão reorganizados primeiro, dando passagem para as outras classes. Em seguida, os GTE deixam os protótipos passarem e tomam o lugar no fim da fila.

As equipes são responsáveis para decidir se o carro é elegível ao wave-by. Quem for inelegível e ultrapassar o safety-car, receberá uma punição de stop and go. Os carros ainda poderão ir aos boxes no período de safety-car, enquanto os três carros de segurança estiverem na pista.

A edição de centenário das 24 Horas de Le Mans acontece entre os dias 10 e 11 de junho no Circuit de la Sarthe. O Toyota #8, de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryō Hirakawa, é o atual vencedor da prova.