Leclerc apoia adiamento de largada e relembra tragédias em Spa: "Não se pode esquecer"

Terceiro colocado no GP da Bélgica, Charles Leclerc ressaltou o histórico de acidentes em Spa e disse que a direção de prova da F1 acertou ao adiar a largada devido à chuva. Oscar Piastri, o vencedor, também saiu em defesa da FIA e destacou que os pilotos sempre optam pela segurança

O atraso para o início do GP da Bélgica de Fórmula 1, disputado no último domingo (27), dividiu alguns pilotos do grid. A direção de prova decidiu adiar a largada devido às condições climáticas, já que a pista de Spa-Francorchamps estava sob chuva, e só autorizou o início dos procedimentos quando o tempo começou a melhorar. Max Verstappen e Lewis Hamilton criticaram abertamente a decisão, mas outros, como Charles Leclerc e Oscar Piastri, apoiaram a FIA.

Para o companheiro de Hamilton na Ferrari, é necessário sempre lembrar o histórico de tragédias em Spa para tomar decisões do tipo. O próprio Leclerc perdeu um amigo no local em 2019, quando Anthoine Hubert se envolveu em acidente na F2 e morreu devido aos ferimentos. Dois anos depois, Dilano Van'T Hoff, de 18 anos, também faleceu em batida na Kemmel, durante corrida da FRECA.

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"É sempre uma questão de ajustes finos", disse Leclerc. "Em uma pista como essa, com o que historicamente já aconteceu, acho que não podemos esquecer disso", afirmou o piloto da Ferrari.

Vencedor da corrida, Piastri salientou que o pedido dos pilotos à FIA sempre foi na direção da segurança. Assim, os comentários sobre a dificuldade de visibilidade foram apenas uma sequência disso, na opinião do australiano. O líder do Mundial até via a possibilidade de fazer uma volta a menos sob safety-car, mas também não crê que faria grande diferença.

Leclerc encarou a chuva de Spa, segurou Verstappen e chegou em terceiro (Foto: AFP)

"Nos últimos anos, particularmente aqui, demos feedback à FIA de que preferimos estar do lado seguro das coisas do que arriscar algo", opinou Piastri. "Acho que foi o que fizemos. Se quiserem implicar, talvez pudéssemos ter feito uma volta a menos sob safety-car. Mas, no geral, se acabar sendo cedo demais, vai ter valido a pena? Não", pontuou.

E Piastri ainda levantou a importância de diferenciar os efeitos do spray no grid, já que os pilotos que andam atrás sofrem ainda mais do que aqueles que comandam o pelotão. Segundo o piloto da McLaren, se a situação já era difícil para quem andava à frente, os que guiavam no fundo sofreriam ainda mais.

"Na primeira vez que tentamos começar a corrida, mesmo para mim — que só tinha Lando à frente —, não conseguia ver nada. Para alguém que está lá atrás, você só pode imaginar como são as coisas", avaliou. "É sempre algo difícil de equilibrar, porque os caras da frente têm menos dificuldades do que quem está lá atrás", finalizou Piastri.

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SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 108:3010:3012:3013:30
Treino livre 212:0014:0016:0017:00
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horário de Brasília

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