AlphaTauri se diz "impressionada" com Hadjar no TL1 do México: "Em breve, estará na F1"
Chefe da AlphaTauri, Franz Tost aprovou a experiência de Isack Hadjar no TL1 da Cidade do México, sua primeira na F1. Na opinião do chefe, o jovem de 19 anos estará em breve no grid
Isack Hadjar teve sua primeira experiência em um fim de semana de Fórmula 1 no GP da Cidade do México, quando comandou o carro da AlphaTauri no TL1 do Autódromo Hermanos Rodríguez — e deixou uma impressão bastante positiva. Chefe do time italiano, Franz Tost elogiou a performance do novato e explicou alguns testes feitos pelo francês de origem argelina na pista.
"Não espero que esse seja o melhor dia da vida dele, mas que vença corridas e campeonatos", disse Tost. "Esse não deveria ser o melhor dia de sua vida. Mas precisamos dizer que ele fez um bom trabalho. Todos ficamos impressionados com ele", prosseguiu.
"Ele estava calmo quando foi para a pista e usou pneus de três tipos diferentes: os protótipos, os médios e os macios", explicou. "E, com todos os três compostos, preciso dizer que ele fez um bom trabalho", afirmou.
Na opinião de Tost, é uma questão de tempo até que Hadjar chegue definitivamente à Fórmula 1. Mesmo sendo um piloto de Fórmula 2, o jovem de 19 anos apresentou uma boa capacidade de feedback e encontrou suporte nos dados da equipe — que saiu bem satisfeita com sua primeira experiência.
"Seu feedback técnico também foi muito bom, porque se você comparar com os dados, há uma grande correlação", apontou. "Estamos realmente impressionados. Acho que, em breve, ele estará na Fórmula 1", opinou Tost.
Hadjar encerrou o TL1 na 17ª posição, à frente dos também novatos Jack Doohan, Frederik Vesti e Théo Pourchaire — que sofreu com problemas e terminou sem tempo anotado. A melhor volta do novato da Red Bull foi de 1min21s941, enquanto Daniel Ricciardo, que pilotou o outro carro da equipe, fechou em oitavo com 1min20s568.
"[O TL1] deve ser motivador, não assustador. Gosto de pilotos que são otimistas e que olham para a frente. Eles não deveriam receber essa pressão. Eu disse a Isack [Hadjar]: 'apenas aproveite sua primeira pilotagem em um carro de Fórmula 1. Não ligue para nada e vá em frente'", revelou.
"Não há pressão ou algo assim. Se o piloto estiver carregado de pressão, não vai conseguir competir bem", finalizou.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, com o GP de São Paulo, em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ e com equipe cheia.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!