5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 2025

O fim de semana da Fórmula 1 no Azerbaijão começou com a Ferrari deixando o torcedor sonhar, mas os contratempos maquiaram a real performance da McLaren. E a Red Bull tem bastante trabalho pela frente para se intrometer direito na briga pela pole-position

A Fórmula 1 está no Azerbaijão, pista que marca o início do terço final da temporada 2025, mas que já pode selar o título da McLaren no Mundial de Construtores, caso some em Baku 9 pontos a mais que a Ferrari. Só que o começo do fim de semana foi um pouco mais complicado para Lando Norris e Oscar Piastri, que tiveram de enfrentar contratempos depois de uma primeira sessão de treinos livres em que fizeram dobradinha.

Quem aproveitou a chance de roubar a cena foi a Ferrari, em uma performance no TL2 não tão circunstancial assim. Lewis Hamilton comandou a sessão, com Charles Leclerc em segundo, os dois separados por somente 0s074. A Mercedes veio na sequência, ainda que mais distante, com George Russell em terceiro por 0s4 de diferença, trazendo consigo o colega, Andrea Kimi Antonelli.

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Já a Red Bull ficou em sexto, com Max Verstappen até satisfeito com o equilíbrio — questão sempre recorrente com o RB21 —, mas ciente de que vai precisar de bem mais se realmente quiser brigar pela pole-position. Baku possui alguns setores ótimos para o carro taurino, mas não é de alta velocidade como Monza, e isso é um fator que não pode ser desconsiderado.

Na 'F1 B', alguns destaques interessantes, começando pela Haas, que se assanhou para cima de carros que teoricamente andariam muito bem, como a Williams, mas houve espaço também para uma surpreendente Racing Bulls, que soube trabalhar bem com a velocidade de reta para se colocar no top-10. Já a Sauber, de Gabriel Bortoleto, terá um pouco mais de trabalho se quiser bater as rivais diretas e se colocar na briga por mais um top-10.

Charles Leclerc manda nas classificações no Azerbaijão desde 2021. Vai manter retrospecto? (Foto: AFP)

O GRANDE PRÊMIO separou cinco lições que a sexta-feira de treinos livres em Baku trouxe. Confira:

Ferrari se arma para o combate, mas muita calma nessa hora

Não foi nenhuma novidade ver a Ferrari forte no traçado urbano de Baku. Apesar do trecho manhoso no setor 2, com curvas fechadas e vários pontos cegos, os setores 1 e 3 são mais favoráveis à SF-25 por conta da velocidade em retas. Para completar, os italianos apostaram na configuração da asa traseira usada em Spa-Francorchamps — outra pista de alta do calendário —, mas também trouxeram uma asa dianteira redesenhada, com flaps mais côncavos na parte superior, nas extremidades, para otimizar o downforce justamente na parte mais seletiva do circuito.

O resultado foi uma bela dobradinha no TL2, só que coube a Hamilton a liderança por 0s07 de diferença para Leclerc. A performance rendeu elogios de Frédéric Vasseur, mas o próprio heptacampeão conteve qualquer possível euforia, e ele tem total razão. Sexta-feira sempre traz mais incógnitas do que certezas pelas escolhas de acerto e equipes que optam por não usar todo o mapeamento de motor. Ainda assim, e considerando o fato de que ninguém consegue superar Charles em classificações desde 2021, é um início muito promissor para a Ferrari.

McLaren começa fim de semana que pode dar título com mais problemas que o esperado

A McLaren, por sua vez, precisou ficar uma rodada sem jogar. Depois de um treino livre em que Norris chegou a colocar 1s nos rivais, incluindo Piastri, nos primeiros minutos, a equipe se deparou com mais contratempos que o esperado, a começar pelo australiano no TL1. Claro que Oscar não tomaria tanto tempo assim sem uma explicação minimamente plausível, e a razão foi um problema no motor. A sorte foi que a longa bandeira vermelha atrapalhou o trabalho de todo mundo, e quando a pista foi novamente liberada, Piastri conseguiu completar a atividade.

Foi um alerta, porém, tanto que a McLaren o instruiu a cuidar da unidade de potência. Norris, por sua vez, foi um dos que acertaram o muro no TL2, danificando a suspensão do MCL39. Foram, ao todo, somente sete giros completados e o décimo lugar na tabela de tempos, enquanto Piastri terminou em 12º, 1s atrás da Ferrari. Mas o time de Woking sempre poupa motor sexta-feira, e isso fica ainda mais nítido ao analisar o setor 3, 0s4 mais lentos que a Racing Bulls. Andrea Stella tem razão ao dizer que essa não é a performance real, mas vai ser preciso usar muito bem o TL3 até a disputa pela pole.

Oscar Piastri teve problemas no motor no TL1 do Azerbaijão: McLaren foi "econômica" na sexta-feira (Foto: AFP)

Red Bull vai ter de trabalhar muito para colocar Verstappen na briga pela pole

A vida também não foi das mais fáceis nas garagens de Milton Keynes, ainda que Verstappen tenha deixado a pista com a sensação de que a sexta-feira "não correu mal". É um circuito realmente difícil para o RB21, pois, ao contrário de Monza, a parte mais travada faz, sim, muita diferença, ainda que se opte por um carro veloz nas longas retas. A parte positiva foi Max ter afirmado que a equipe conseguiu achar "equilíbrio estável", e esse deve ser o principal ponto de partida para colocá-lo na briga pela pole.

Vai ser preciso, contudo, um trabalho extra para espremer o que der da performance do carro no setor 2, por isso Verstappen também chamou a responsabilidade para si. No TL2, ele tomou quase 0s4 da McLaren na parte seletiva, enquanto a Ferrari foi centésimos mais lenta que os papaias, por isso comandaram o treino. O último trecho também ficou aquém do esperado (0s341 mais lento que o melhor tempo, de Liam Lawson), mas a grande aposta é mesmo o ritmo de corrida. As simulações colocam Verstappen na briga com McLaren e Ferrari, por isso não é exagero dizer que a classificação pode decidir até a vitória.

Racing Bulls e Haas voam nas retas e surpreendem na 'F1 B'

Na chamada 'F1 B', Racing Bulls e Haas usaram com perspicácia a bola de segurança e entregaram nas mãos de seus respectivos pilotos verdadeiros foguetes! Nos mais de 2 km de extensão da reta principal, ninguém foi mais veloz que Lawson e Oliver Bearman. No confronto direto, eles foram 0s2 mais rápidos que Sauber e Williams no setor 3, por exemplo, e isso é muito, considerando que são carros que também gostam de pistas de alta.

Claro que tudo na vida tem um preço, e em Baku foi tomar mais de 0s5 na parte sinuosa. Mesmo assim, a balança pendeu a favor das duas, sobretudo a Haas, que colocou os dois carros no top-10 do TL2, com Bearman pegando o quinto tempo, à frente de Verstappen. Vale lembrar que embora novato, Ollie tem ótimas lembranças do Azerbaijão, pois foi lá que estabeleceu o recorde de liderar todas as atividades de um fim de semana da F2, em 2023. O senão aqui é que ele precisa calcular friamente cada movimento, pois está na berlinda com os 10 pontos na superlicença.

Oliver Bearman voou no setor 3 do Azerbaijão, mas precisa tomar cuidado com os muros (Foto: AFP)

Sauber começa um passo atrás, e Bortoleto apanha um bocado do traçado azeri

A Sauber optou por não levar nenhuma mudança para o Azerbaijão, apostando no carro que a levou mais uma vez aos pontos na Itália. Mas nem mesmo o retão foi capaz de colocar Bortoleto e Nico Hülkenberg no páreo, já que tiveram uma perda de 0s2 no setor 3 em relação a Lawson. Só que o resultado foi pior nos outros trechos, sobretudo o 2, onde tomou 0s7. É, de fato, uma pista que exige algum tipo de compensação em toda a extensão, e isso pesou no confronto direto com Haas, Williams e Racing Bulls.

Bortoleto também abusou do limite e deu algumas escapadas aqui e ali — momento certo para isso, claro, e ele afirmou que foi importante para entender até onde poderia ir. A partir de amanhã, os erros já começam a custar um pouco mais caro, portanto será necessário ao menos uma volta limpa para sonhar com mais um Q3 na classificação.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da 17ª etapa da temporada AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP do Azerbaijão de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 305:3007:3009:3010:30
Classificação09:0011:0013:0016:00
Corrida08:0010:0012:0013:00

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