Marc Márquez emerge no fim, bate Acosta e lidera dia de treinos da MotoGP na Áustria
Marc Márquez alcançou volta rápida em 1min28s117, superou o forte Pedro Acosta e tirou da KTM a chance de liderar o treino que definiu os 10 classificados para o Q2 no Red Bull Ring
Marc Márquez apareceu no fim e fechou o primeiro dia de atividades da MotoGP na Áustria na liderança. Assim como no TL1, realizado mais cedo, o piloto da moto #93 foi o mais rápido, mas dessa vez apareceu nos últimos minutos do treino para superar Pedro Acosta com uma volta rápida de 1min28s117 e ficar com a ponta da tabela de tempos da atividade que definiu o Q2 da classificação no Red Bull Ring.
Além de Marc Márquez e Acosta, Francesco Bagnaia, Álex Márquez, Raúl Fernández, Joan Mir, Franco Morbidelli, Johann Zarco, Fermín Aldeguer e Brad Binder fecharam o grupo dos dez primeiros e classificados para a fase seguinte da definição do grid.
Atual campeão mundial, Jorge Martín caiu logo no início da sessão, destruiu a RS-GP25 e precisou correr com a moto reserva. O piloto da Aprilia tentou reagir, mas não conseguiu alcançar o top-10, terminou em 16º e vai disputar o Q1 neste sábado (16).
A MotoGP acelera entre os dias 15 e 17 de agosto com o GP da Áustria, direto de Spielberg, 13ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira como foi o treino da MotoGP em Spielberg:
O clima na Áustria continuou ensolarado para a última atividade da sexta-feira na MotoGP, presenteando o fã de motociclismo com céu limpo e temperatura agradável. Os termômetros marcavam 31ºC no ar e 44ºC no asfalto, além de ventos de 2 km/h e 30% de umidade relativa.
As novidades no retorno das férias da categoria foram as voltas de Franco Morbidelli pela VR46 e Maverick Viñales com a Tech3 após as quedas sofridas durante o GP da Alemanha. Por outro lado, Somkiat Chantra continua como desfalque na LCR Honda e será substituído apenas no GP da Hungria, com Aleix Espargaró assumindo a RC213V.
Logo nos primeiros minutos do treino, Martín perdeu o controle da moto e foi parar na brita na curva 9 do circuito. O campeão mundial saiu deixou a pista sem ferimentos, mas a RS-GP25 ficou completamente destruída e ele teve de continuar o treino com o equipamento reserva.
Nos primeiros minutos, Bagnaia começou na frente com 1min29s475, seguido por Fabio Quartararo, Acosta, Johann Zarco e Álex Márquez. Os tempos começaram a diminuir rapidamente, mas o #63 manteve a liderança ao reduzir o próprio giro para 1min21s161.
Marc Márquez levou alguns minutos para engatar a primeira volta rápida e, quando registrou, ficou apenas com o sexto melhor tempo. Porém, na sequência, saltou para terceiro com 1min29s233, 0s028 atrás de Bagnaia e Luca Marini, que figurava com a Honda na segunda posição.
Martín retornou para a pista após a queda, mas não conseguiu encontrar ritmo suficiente na primeira metade do treino e registrou apenas o 15º melhor tempo com a Aprilia até então.
Na segunda metade da sessão, Acosta colocou pneu macio na traseira da KTM e buscou o topo da tabela de tempos com 1min29s129. Maverick Viñales, por sua vez, deu seis voltas no traçado austríaco, mas passou a sentir dores e abandonou a sessão para tentar voltar com mais força amanhã.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Faltando 26 minutos para o fim, duas quedas ocorreram em sequência na curva 6. Primeiro, Quartararo perdeu o controle da M1 e foi parar na caixa de brita do Red Bull Ring. Segundos depois, já sob bandeira amarela, Miguel Oliveira também caiu.
Na queda do português, a moto da Pramac acabou danificando o air-fence [espécie de colchão de ar que se coloca na frente dos muros e guard-rails das pistas para amenizar os choques], obrigando a direção de prova a interromper a sessão com bandeira vermelha.
O safety-car foi acionado para inspecionar o local e acompanhar a limpeza do traçado feita pelos fiscais. Pouco tempo depois, a transmissão da MotoGP exibiu que fluídos vazaram da moto de Jack Miller e possivelmente provocaram as quedas dos dois pilotos na curva 6.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A MotoGP liberou a pista cerca de 15 minutos depois para os últimos 25 minutos do treino no Red Bull Ring. Acosta seguiu liderando a lista, mas viu Raúl Fernández aparecer para colocar a Trackhouse em terceiro com 1min29s170.
Pouco tempo depois, Ogura foi mais um que surpreendeu e subiu para primeiro ao cravar 1min28s877, mostrando a força do equipamento da Aprilia na Áustria. Mas durou pouco. Morbidelli e Zarco também buscaram a liderança, que ainda passou pelas mãos de Marc Márquez, antes de voltar para Acosta [1min28s345].
Nos minutos finais, Marc Márquez cravou 1min28s117 e, assim como no TL1, emergiu no últimos momentos para liderar mais mais uma vez o dia, desta vez no Red Bull Ring, onde — vale ressaltar — ele nunca venceu na MotoGP.
GP da Áustria de MotoGP: veja os horários em Brasil e Portugal
DIA | CATEGORIA | SESSÃO | BRA* | POR |
Sexta | MotoE | Classificação | 12:00 | 16:00 |
Sábado | MotoGP | Classificação | 5:50 | 9:50 |
Sábado | MotoE | Corrida 1 | 7:15 | 11:15 |
Sábado | Moto3 | Classificação | 7:50 | 11:50 |
Sábado | Moto2 | Classificação | 8:45 | 12:45 |
Sábado | MotoGP | Corrida Sprint | 10:00 | 14:00 |
Sábado | MotoE | Corrida 2 | 11:10 | 15:10 |
Domingo | MotoGP | Warm-Up | 4:40 | 8:40 |
Domingo | Moto3 | Corrida | 6:00 | 10:00 |
Domingo | Moto2 | Corrida | 7:15 | 11:15 |
Domingo | MotoGP | Corrida | 9:00 | 13:00 |
MotoGP 2025, GP da Áustria, Treinos Livres, Resultado Final:
POS | Piloto | Equipe | Tempo | Diff |
1 | M MÁRQUEZ | Ducati | 1:28.117 | |
2 | P ACOSTA | KTM | 1:28.345 | +0.228 |
3 | F BAGNAIA | Ducati | 1:28.385 | +0.268 |
4 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:28.435 | +0.318 |
5 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:28.519 | +0.402 |
6 | J MIR | Honda | 1:28.694 | +0.577 |
7 | F MORBIDELLI | VR46 Ducati | 1:28.696 | +0.579 |
8 | J ZARCO | LCR Honda | 1:28.765 | +0.648 |
9 | F ALDEGUER | Gresini Ducati | 1:28.769 | +0.652 |
10 | B BINDER | KTM | 1:28.845 | +0.728 |
11 | E BASTIANINI | Tech3 KTM | 1:28.866 | +0.749 |
12 | A OGURA | Trackhouse Aprilia | 1:28.877 | +0.760 |
13 | L MARINI | Honda | 1:28.938 | +0.821 |
14 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:29.015 | +0.898 |
15 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:29.058 | +0.941 |
16 | J MARTÍN | Aprilia | 1:29.066 | +0.949 |
17 | A RINS | Yamaha | 1:29.160 | +1.043 |
18 | M BEZZECCHI | Aprilia | 1:29.469 | +1.352 |
19 | M OLIVEIRA | Pramac Yamaha | 1:29.633 | +1.516 |
20 | J MILLER | Pramac Yamaha | 1:29.787 | +1.670 |
21 | M VIÑALES | Tech3 KTM | 1:30.800 | +2.683 |