Ferrari aprova atualizações no Bahrein, mas se espanta com ritmo da McLaren: "0s5 é muito"

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur já esperava um domínio da McLaren no Bahrein, mas admitiu que ficou surpreso com a grande vantagem dos papaias no primeiro dia de atividades

Embora já tivesse total conhecimento do real potencial da McLaren até aqui na temporada 2025 da Fórmula 1, Frédéric Vasseur admitiu que ficou surpreso com a vantagem de 0s5 imposta pelos laranjinhas no treino livre 2 do GP do Bahrein, realizado nesta sexta-feira (11). E ao falar especificamente sobre o ritmo da Ferrari, o chefe garantiu que tanto Lewis Hamilton quanto Charles Leclerc ficaram satisfeitos com as atualizações na SF-25.

Na primeira sessão do dia, Lando Norris marcou 1min33s204 e superou Pierre Gasly por 0s238 para colocar o MCL39 #4 no topo da tabela de tempos do TL1. Algumas horas mais tarde, foi a vez de Oscar Piastri assumir o comando no circuito de Sakhir e liderar o 1-2 papaia no TL2, terminando as atividades com mais de 0s5 de vantagem sobre George Russell, terceiro colocado.

[relacionadas]

A grande diferença entre a dupla da McLaren e o primeiro representante do resto do grid assustou os rivais. "0s5 de diferença é muito. Mas está claro que a McLaren está um passo à frente, e tem sido assim desde o início da temporada", disse Vasseur em entrevista à emissora Sky Sports, antes de apontar que tanto a vitória de Hamilton na sprint da China quanto a de Max Verstappen no Japão foram consequências de erros dos próprios pilotos da base de Woking.

"Devido às condições e a alguns erros que cometeram, Max Verstappen se viu à frente no Japão, e nós também nos encontramos à frente na China, na corrida sprint. Mas hoje eles ainda têm uma vantagem de 0s2 ou 0s3 em termos de potencial, dependendo das condições. Temos de conviver com esta situação no momento e tentar fazer o nosso melhor, evitando erros", acrescentou.

Hamilton reclamou do carro na Ferrari durante o TL1 no Bahrein (Vídeo: Reprodução / F1TV)

▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida da F1 no Bahrein em segunda tela
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com o objetivo de melhorar o condicionamento do fluxo de ar e gerar mais downforce, a Ferrari levou um novo assoalho para o Bahrein, além de ter realizado mudanças no difusor e uma pequena alteração no pilar da asa traseira. De acordo com Vasseur, as melhorias na SF-25 surtiram o efeito esperado, pelo menos no primeiro dia de atividades na pista bareinita.

"Temos uma boa leitura da carga aerodinâmica no carro, e ela é positiva. Atingimos o que esperávamos. Você não percebe isso imediatamente pelos tempos de volta, mas hoje foi mais uma questão de encaixar tudo em uma única volta do que de potencial absoluto. Hamilton, por exemplo, fez uma boa volta até a curva 11, foi apenas 0s1 mais lento que Piastri, mas depois não conseguiu fechar bem a tentativa. As condições estão um pouco extremas e não podemos cometer erros", declarou.

"Ainda precisamos analisar os dados em detalhes, mas os pilotos estão satisfeitos. Estamos falando de um pequeno passo no aumento da carga aerodinâmica, mas muito também depende das condições, porque, ao aquecer os pneus, já perdemos grande parte do que ganhamos graças ao aumento da carga aerodinâmica", concluiu o chefe da Ferrari.

Fórmula 1 realiza o GP do Bahrein, em Sakhir, entre os dias 11 e 13 de abril, quarta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No sábado (12), o TL3 acontece às 9h30, ao passo que a classificação será às 13h. Por fim, no domingo (13), os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.