Button elogia Williams por evolução em carro para F1 2025: "Vejo muitas diferenças"

Campeão mundial da F1 em 2009, britânico destacou trabalho de evolução da Williams em um ano que, devido ao novo regulamento de motores em 2026, tende a trazer carros com poucas grandes modificações

A Williams revelou o seu carro para a temporada 2025 da F1 na última sexta-feira (14). Mostrado ao público em uma transmissão ao vivo no canal do YouTube da equipe, o FW47 logo foi à pista, em Silverstone, para a realização de um shakedown. Jenson Button, ex-piloto do time e atual embaixador global da marca, participou do evento e destacou suas primeiras impressões sobre o novo modelo, que será pilotado por Carlos Sainz e Alexander Albon.

Este é o último carro produzido pelo time de Grove antes da introdução do novo regulamento técnico da F1, em 2026. O campeão mundial de 2009 destacou que, apesar de ser um ano em que as equipes não devem trazer tantas alterações, é possível identificar muitas diferenças em relação ao antecessor.

[relacionadas]

"Primeiramente, está muito bonito. De verdade", elogiou Button. "Como muitos sabem, não devemos ter mudanças enormes nos carros da F1 em 2025, mas vejo muitas diferenças no FW47, o que é ótimo", destacou Button.

Essa impressão foi corroborada pelo chefe da Williams, James Vowles. Segundo o inglês, o carro para a temporada 2025 carrega profundas diferenças em relação ao modelo do ano passado, alvo de muitas críticas.

Button está de volta à Williams, mas em nova função (Foto: Motorsport Magazine)

"Em cada área que olho neste carro, existe um mundo de diferença para mim em comparação a onde estávamos anteriormente", refletiu o chefe da equipe.

Ao abordar de forma mais específica as áreas em que a Williams mais focou para 2025, Button apontou o aprimoramento da performance em curvas de alta pressão aerodinâmica e a sensibilidade dos pilotos ao carro.

"A equipe tem trabalhado nas curvas de alta pressão aerodinâmica, mas também na sensibilidade. Com essa pressão, é muito fácil ter um pico de aerodinâmica, o que é sempre empolgante, mas a pressão aerodinâmica utilizável é o que você realmente quer ter. Nesse caso, [o trabalho foi] na carga aerodinâmica lateral e nas entradas de curva, coisas que dão muita confiança aos pilotos", explicou o britânico.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2