Ricciardo perde 3 posições no grid de Miami por passar Hülkenberg durante safety-car
Daniel Ricciardo tentou "devolver" ultrapassagem de Nico Hülkenberg durante safety-car no GP da China e, por isso, foi punido. O australiano vai perder três posições no grid de largada da próxima etapa, o GP de Miami
Depois de protagonizar um incidente bizarro no GP da China de Fórmula 1, disputado neste domingo (21), ao ser acertado por Lance Stroll durante uma relargada, Daniel Ricciardo foi punido em 10s no tempo de prova pela FIA por ultrapassar Nico Hülkenberg sob safety-car. Como abandonou a disputa e não pôde cumprir os 10s, o australiano vai perder três posições no grid de largada da próxima etapa do campeonato, o GP de Miami.
Acertado por Stroll na volta 26, no mesmo momento em que o pelotão se preparava para a relargada, Ricciardo perdeu momentaneamente contato com o asfalto e ficou lento na pista. Vendo a confusão à sua frente, Hülkenberg — que estava atrás de Lance — ultrapassou os dois e seguiu caminho, mas a corrida foi novamente interrompida pelo safety-car na volta 27 — quando Kevin Magnussen acertou Yuki Tsunoda.
No momento em que voltou a se colocar atrás de Hülkenberg, já na volta 28, Ricciardo resolveu "devolver o favor" e ultrapassou o alemão enquanto o carro de segurança ainda estava na pista. Por descumprir uma regra básica do automobilismo, o australiano foi punido em 10s — convertidos na perda de três posições no grid de largada de Miami.
Na justificativa junto à FIA, Ricciardo explicou que passou Hülkenberg de volta pois havia sido ultrapassado no safety-car anterior, mas a regra permite que carros que estejam com "problemas óbvios" sejam deixados para trás de acordo com o Artigo 55.8. Assim, a narrativa do australiano não foi aceita pela direção de prova, que optou por puni-lo.
No fim, a RB (Visa Cash App RB) sofreu com um abandono duplo de Ricciardo e Tsunoda, enquanto Hülkenberg completou em décimo e somou um ponto para a Haas no campeonato. Stroll, por sua vez, terminou em 15º.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece entre os dias 3 e 5 de maio, com o GP de Miami, sexta rodada da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!