Newgarden sobra e vence abertura da Indy em St. Pete. Pietro Fittipaldi é 15º
Josef Newgarden dominou as ações no GP de St. Pete da Indy e levou a 30ª vitória da carreira com autoridade. Pietro Fittipaldi finalizou retorno com presença no top-15.
Bicampeão, Josef Newgarden teve autoridade para vencer a abertura da temporada 2024 da Indy. No GP de St. Pete, disputado neste domingo (10), o piloto americano da Penske largou da pole-position e liderou praticamente toda a prova, recebendo a bandeira quadriculada no primeiro posto pela 30ª vez na carreira. Foi também a terceira vitória de Josef no circuito de rua, repetindo o feito de 2019 e 2020.
O mexicano Pato O'Ward, que largou da terceira colocação, subiu ao pódio com o segundo lugar pela McLaren, repetindo o resultado de 2023. Mesmo não partindo bem de início e caindo para quarto, o piloto do carro #5 impôs um forte ritmo após o primeiro pit-stop e se defendeu muito bem nas voltas finais para ficar atrás apenas de Newgarden.
O posto final no pódio foi decidido em uma batalha entre os companheiros de equipe Scott McLaughlin e Will Power, da Penske. Ambos largaram fora do top-5, mas cresceram no decorrer da prova. Melhor para o neozelandês, que finalizou a corrida à frente do bicampeão. Colton Herta, de Andretti, finalizou o top-5 em St. Pete.
Atual campeão, Álex Palou teve um desempenho bem modesto de início com a Ganassi, mas cresceu na reta final da corrida para salvar um sexto lugar. É a 19ª corrida consecutiva de Palou dentro do top-10. Após largar da primeira fila, Felix Rosenqvist fechou em sétimo a estreia pela Meyer Shank, à frente do ex-companheiro de equipe Alexander Rossi, da McLaren.
Hexacampeão, Scott Dixon foi o nono colocado com a Ganassi, enquanto Rinus VeeKay, de Carpenter, fechou o top-10. Na reestreia pela Indy, o brasileiro Pietro Fittipaldi aproveitou as confusões à frente para escalar o pelotão e sair de 26º para 15º. Ele finalizou à frente dos companheiros de equipe Graham Rahal e Christian Lundgaard.
A Indy retorna no próximo dia 24 com a Corrida All-Star, que não vale pontos para o campeonato, e acontece no circuito privado The Thermal Club, na Califórnia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
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Saiba como foi o GP de St. Pete da Indy:
Antes mesmo da largada, Christian Rasmussen teve problemas e não conseguiu ligar o carro. A bandeira verde para as 100 voltas de disputa veio às 13h30 (de Brasília, GMT-3). Newgarden pulou bem e manteve o primeiro posto. Herta atacou O'Ward na primeira curva e assumiu o terceiro lugar. McLaughlin pulou de nono para sexto, enquanto Christian Lundgaard sofreu um furo de pneu e ficou para trás, precisando de um pit-stop.
Após as primeiras 10 voltas de corrida, Newgarden sustentava uma liderança de 0s9 sobre Rosenqvist. Herta mantinha o terceiro lugar, seguido por O'Ward, Ericsson, McLaughlin, VeeKay, Grosjean, Power e Armstrong. Felix, inclusive, era o único piloto utilizando pneus alternativos.
Já pela marca de 20 voltas, a vantagem de Newgarden tinha pulado a 1s6 para Rosenqvist, e o top-10 seguia com a mesma ordem. O brasileiro Pietro Fittipaldi, por sua vez, era o 25º colocado, à frente apenas de Sting Ray Robb e de Christian Lundgaard, que já tinha pit-stop.
Eis que, na volta 27, veio a primeira bandeira amarela da corrida, causada por Marcus Armstrong. O piloto neozelandês passou reto na curva 10 e atingiu a barreira de pneus. Com o carro desalinhado após a pancada, foi forçado a abandonar a corrida. Todo o pelotão, com exceção de Lundgaard, aproveitou a entrada do pace-car para o primeiro pit-stop da prova. Rosenqvist aproveitou o bom trabalho da Meyer Shank para assumir a liderança virtual. Newgarden ficou atrás até de Herta.
A relargada aconteceu na volta 31. Lundgaard era o líder em estratégia diferente, puxando Rosenqvist em segundo. Newgarden partiu para cima de Herta e retomou a posição. O americano parecia não ter bom ritmo nos novos pneus, sendo ultrapassado também por O'Ward e McLaughlin. Josef seguiu buscando recuperar o prejuízo nos boxes, pressionando o sueco.
Newgarden conseguiu retomar o posto em cima de Rosenqvist, que não foi capaz também de segurar a pressão de O'Ward, caindo para o quarto lugar. E na volta 35, veio mais uma bandeira amarela, agora por conta de Sting Ray Robb. O piloto da Foyt passou reto na curva 1 reportando problemas nos freios, e mesmo sem choque com barreira de pneus, acabou abandonando. O líder Lundgaard realizou o segundo pit-stop. Pietro Fittipaldi fez o mesmo.
A bandeira verde foi dada na volta 39. Newgarden pulou bem e manteve o primeiro lugar, puxando O'Ward, Rosenqvist, McLaughlin, Herta, Ericsson, VeeKay, Power, Dixon e Grosjean.
A corrida chegou na metade com Newgarden na liderança, sustentando 1s1 de vantagem para O'Ward. O resto do top-10 seguiu intacto comparado com a relargada após a segunda bandeira amarela. Andando na sexta posição na estreia pela Andretti, Ericsson encostou nos boxes após problemas de potência, abandonando a corrida. Com isso, Alexander Rossi foi promovido ao top-10.
Will Power conseguiu uma ultrapassagem sobre Rinus VeeKay e assumiu o sexto lugar na volta 61. O neerlandês começou a perder ritmo, sendo superado também por Scott Dixon. Pela volta 65, foi iniciada a segunda janela de pit-stops para os líderes. Newgarden, O'Ward, Rosenqvist e McLaughlin partiram aos boxes. Na volta seguinte, foi a vez de Herta, Power e Dixon.
Após a parada de Palou, os carros foram realinhados com Newgarden líder e em confortável vantagem para O'Ward. Herta acertou na parada e pulou para terceiro, à frente de McLaughlin e Rosenqvist. Power vinha em sexto, seguido por Rahal, Palou, Rossi e Dixon. Porém, na volta 69, veio mais uma bandeira amarela, agora por conta de Linus Lundqvist, que rodou após toque de Grosjean na curva 10 e destruiu a asa traseira do carro.
A relargada aconteceu na volta 73. Josef seguiu na liderança. O grande movimento foi de Scott McLaughlin, que mergulhou por dentro de Herta na curva 10 e assumiu o terceiro lugar. Will Power ultrapassou Rosenqvist na mesma curva, e na sequência também tirou o posto de Colton, deixando três carros da Penske entre os quatro primeiros lugares.
Apesar de chamar pouca atenção durante a prova, Álex Palou entrou no último quarto da corrida com um mergulho por dentro de Rosenqvist na curva 1 e assumiu o sexto lugar. Não demorou muito para o bicampeão encostar em Colton Herta, que conseguiu administrar bem o posto no top-5.
Nas 10 voltas finais, Newgarden tinha uma distância confortável. A briga passou a ser pelo segundo lugar entre Pato O'Ward, Scott McLaughlin e Will Power. Apesar disso, as posições se mantiveram intactas até a bandeira quadriculada, que marcou a 30ª vitória de Josef na carreira.
INDY 2024, GP DE SÃO PETERSBURGO, CORRIDA
1 | JOSEF NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1h51min29s | 100 voltas |
2 | PATO O'WARD | McLaren Chevrolet | +1.6534 | |
3 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +2.6294 | |
4 | WILL POWER | Penske Chevrolet | +3.5552 | |
5 | COLTON HERTA | Andretti Honda | +4.2758 | |
6 | ALEX PALOU | Ganassi Honda | +5.7285 | |
7 | FELIX ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +7.2585 | |
8 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +8.4008 | |
9 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +9.0330 | |
10 | RINUS VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +10.0413 | |
11 | SANTINO FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +15.0311 | |
12 | KYLE KIRKWOOD | Andretti Honda | +19.1302 | |
13 | CALLUM ILOTT | McLaren Chevrolet | +19.9955 | |
14 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +20.8064 | |
15 | PIETRO FITTIPALDI | RLL Honda | +23.7312 | |
16 | GRAHAM RAHAL | RLL Honda | +25.4288 | |
17 | TOM BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | +30.3490 | |
18 | AGUSTÍN CANAPINO | Juncos Chevrolet | +31.5354 | |
19 | JACK HARVEY | RLL Honda | +39.0150 | |
20 | CHRISTIAN LUNDGAARD | RLL Honda | +39.6527 | |
21 | CHRISTIAN RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | +42.1787 | |
22 | COLIN BRAUN | Dale Coyne Honda | +47.5862 | |
23 | LINUS LUNDQVIST | Ganassi Honda | + 2 voltas | |
24 | ROMAIN GROSJEAN | Juncos Chevrolet | + 17 voltas | NC |
25 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | + 47 voltas | NC |
26 | STING RAY ROBB | Foyt Chevrolet | + 66 voltas | NC |
27 | MARCUS ARMSTRONG | Ganassi Honda | + 74 voltas | NC |