Norris se revolta com "trabalho de merda aos sábados" após ser 5º no grid de Abu Dhabi

Lando Norris foi bastante autocrítico após cometer um erro no Q3 da classificação do GP de Abu Dhabi. Britânico disse que tem falhado constantemente aos sábados, principalmente nos momentos mais decisivos de definição do grid de largada

Quinto colocado no grid de largada do GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, Lando Norris saiu revoltado com o próprio desempenho na classificação deste sábado (25). Se cobrando bastante, o britânico disse que teve um dia "terrível" e culpou a si mesmo pela perda de um possível segundo lugar ao patinar na entrada da última curva do Circuito de Yas Marina.

"Estava lutando por um segundo lugar e terminei em quinto por causa de um erro estúpido. Sou muito mole comigo mesmo", disparou. "Não acho que conseguiríamos a pole, mas nunca se sabe. Não ligo [normalmente] se tiver cometido algum erro, mas, na classificação, você está brigando por uma boa posição. É frustrante", lamentou.

[relacionadas]

Norris seguiu fazendo uma autocrítica bastante forte e disse que tem feito um "trabalho de merda" aos sábados. Segundo ele, não foi a primeira — nem a segunda — vez na temporada em que um erro foi cometido nos instantes finais da classificação, depois de conseguir boas voltas nas fases iniciais da atividade.

O britânico demonstrou um desempenho forte durante toda a sessão, sempre se colocando entre os ponteiros e com vantagem em relação ao companheiro Oscar Piastri. Na última tentativa, porém, cometeu um erro e acabou superado pelo australiano. Max Verstappen, pole, Charles Leclerc e George Russell também terminaram à frente.

No último momento, Norris acabou superado por Piastri na classificação (Foto: Reprodução/F1)

"Mas a questão é: cometi muitos erros nos momentos decisivos dos sábados", ressaltou. "Fui bem em todas as outras tentativas. No Q1 e no Q2, fiz algumas das minhas melhores voltas", avaliou.

"Minha primeira volta no Q3 foi bem forte, apenas com um pequeno erro. Não sei o motivo de ter acontecido, isso não aconteceu durante o fim de semana todo. É frustrante, porque estou fazendo um trabalho de merda aos sábados", analisou.

Pensando na disputa de amanhã, Norris admitiu que ainda não sabe se terá ritmo para compensar o prejuízo. Segundo ele, não foi possível fazer testes o suficiente em condições de corrida, já que o TL2 — que aconteceu no mesmo horário da prova de domingo — sofreu duas interrupções após batidas de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg.

Norris fez fortes críticas a si mesmo após a classificação de Abu Dhabi (Foto: McLaren)

"Não tenho ideia [se vai conseguir recuperar o tempo perdido na corrida]", disse Norris, bastante irritado. "Hoje foi um dia terrível para mim. Tivemos duas bandeiras vermelhas no TL2, e não consegui fazer duas voltas seguidas neste fim de semana", reclamou.

"Não consegui fazer nenhuma volta com mais de 50 kg de combustível, mas o carro esteve bom durante todo o fim de semana pelas poucas voltas que consegui fazer. Vamos descobrir", finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. A largada deste domingo está programada para as 10h (horário de Brasília).

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!