Alonso diz que Hamilton e Verstappen "não construíram grandes times" e vê F1 "técnica"

Fernando Alonso defendeu que pilotos da Fórmula 1 não moldam um time para que se tornem campeões: o que faz isso é a parte técnica, muitas vezes com a ajuda de mudanças de regras

Desde o começo da era híbrida na Fórmula 1, em 2014, Lewis Hamilton e Max Verstappen venceram — ou vão vencer, contando que logo o piloto neerlandês vai confirmar a conquista de 2023 — nove de dez campeonatos. E, nos dois casos, tiraram as equipes em que estavam de filas de títulos. Mas Fernando Alonso não acreditou que nenhum deles moldou a equipe pela qual brilhou para se tornasse uma escuderia campeã.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

[relacionadas]

Na realidade, apesar de usar os dois exemplos mais recentes, Alonso praticamente garantiu que nenhum piloto transforma times em grandes equipes dominantes. Isso tem a ver com decisões técnicas, muitas vezes impulsionada pelas mudanças nas regras. Para o piloto, trata-se de uma questão de estar no lugar certo quando a oportunidade se manifestar.

"Hamilton e Verstappen não criaram grandes times: foi apenas mudança nas regras", afirmou em entrevista ao jornal inglês The Telegraph. Quando Lewis foi para a Mercedes, não construiu nada. Foi simplesmente uma mudança nas regras que ajudaram", disse.

Hamilton e Alonso foram para o pódio no GP da Austrália (Foto: F1)

"E quando Max foi para a Toro Rosso e, depois, para a Red Bull, Hamilton ainda estava ganhando tudo. Ele não construiu uma Red Bull vencedora. Em 2021, foi muito próximo entre os dois e, agora, com a mudança de regras do ano passado, a Red Bull ganhou todas as corridas da temporada até agora", destacou.

"No fim das contas, você precisa estar no lugar certo, na hora exata. Não sei exatamente o que as pessoas querem dizer quando falam que é possível construir times ao seu redor", comentou.

"A F1 é um esporte de decisões técnicas, regulamentos técnicos, inspiração que vem do escritório de design ou do túnel de vento. E essas coisas fazem mais diferenças que sua opinião, suas impressões e respostas, sua personalidade ou a maneira que você guia", finalizou.

Fórmula 1 retorna em duas semanas, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com o GP de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023.

CADÊ TOTO? Mercedes tem NOVO CHEFE! Verstappen HUMILHA F1 na Europa | TT GP #112