Aprilia ensaia reação nas férias e reaparece na MotoGP com Aleix Espargaró demolidor

De olho no posto de segunda força da MotoGP, a Aprilia voltou das férias mostrando ritmo. A casa de Noale liderou a sexta-feira (4) em Silverstone, com Aleix Espargaró detonando a concorrência para comandar os trabalhos para o GP da Grã-Bretanha

A Aprilia não vai entregar sem luta o posto de segunda força da MotoGP. Depois de uma primeira parte de temporada mais opaca, a casa de Noale aproveitou as férias para ensaiar uma boa reação e reapareceu em Silverstone para ofuscar a concorrência.

Estreando um novo formato — agora com o treino da tarde sendo o único a definir quem vai direto ao Q2 —, Aleix Espargaró aproveitou a última volta no treino (assim mesmo, sem número ou nome composto) para detonar o tempo de Jorge Martín e, com 1min58s183, assegurar o topo da folha de tempos com 0s671 de margem para os adversários.

Aleix Espargaró foi o mais rápido do dia em Silverstone (Foto: Aprilia)
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A volta de Aleix foi tão boa que causou surpresa em alguns jornalistas ingleses, que questionaram que se o tempo era real ou se ele tinha cortado algum trecho da pista.

“Sim, me perguntaram umas três vezes”, contou Aleix.

O catalão contou que começou bem os trabalhos, mas, na parte da tarde, recordou o erro que cometeu em Silverstone no ano passado, quando sofreu uma forte queda no quarto treino livre, o que o fez atuar com mais cautela.

“No treinamento da manhã, eu me senti muito cômodo, muito bem. De tarde, me lembrei um pouco do ano passado, quando o meu declínio na segunda parte da temporada nasceu na raiz de um erro que eu cometi aqui em Silverstone”, disse o #41. “Talvez eu tenha começado um pouco mais conservador na segunda sessão. Não queria cometer o mesmo erro, mas me sentia rápido. Mesmo com o pneu médio, eu estava muito rápido. Com o segundo pneu macio, cometi alguns erros e não sabia se colocava o terceiro, mas vi que tem previsão de chuva para a manhã e que todo mundo estava colocando o terceiro pneu macio, então coloquei. Me saiu uma volta muito boa”, relatou.

Aleix explicou, porém, que o bom desempenho da Aprilia não reside apenas na volta também. Na visão do catalão de Granollers, o ritmo de corrida da RS-GP também é forte.

“Durante o dia, os pilotos que tínhamos à frente eram os que tinham colocada pneus novos. Os únicos que foram rápidos com pneus médios foram Marco Bezzecchi, Jorge Martín e eu. E, de tarde foi a mesma coisa, mas aí se juntaram Brad Binder, Jack Miller e Miguel Oliveira, mas já com os macios”, detalhou.

O pai dos pequenos Max e Mia avaliou que as atualizações levadas pela Aprilia para Silverstone foram um passo à frente em termos de performance.

“Não foi tudo que eu esperava, mas trouxeram melhorias: uma carenagem nova, toda uma parte frontal, e sabemos que aerodinamicamente, hoje em dia é muito importante avançar. A moto melhorou em termos de estabilidade, nas mudanças de direção e a verdade é que eu gostei”, elogiou.

Mesmo satisfeito com o trabalho do dia, Aleix evitou tirar os pés do chão e contou que, ainda que a Aprilia tenha levado atualizações para Silverstone, um pacote ainda maior vai chegar na Áustria.

“É só sexta-feira, o primeiro dia. Temos de ir passo a passo”, ponderou. “Aqui a moto funciona, eu estou muito bem, agora vamos ver se podemos lutar pela vitória na corrida. Na Áustria, teremos outro pacote de atualizações, talvez mais importante do que o que trouxeram para cá, então vai ser importante ver o que podemos provar lá na sexta de manhã. Estou feliz de que sigam testando tanto, pois creio que nos restam duas ou três temporadas muito boas com a Aprilia”, avaliou.

Aleix foi mais fundo ao ser questionado sobre as novidades da RS-GP e detalhou os aspectos em que o protótipo de Noale evoluiu em relação ao que era antes das férias.

“A estabilidade melhorou muito em relação a Holanda. Este ano, em Assen, estava mais instável do que em 2022, [Miguel] Oliveira inclusive teve problemas. Aqui nós melhoramos muito. A entrada de ar é diferente na dianteira, também a eletrônica, e nós vamos indo pouco a pouco para melhorar. O que não tem sentido é fazer como as outras marcas, que trouxeram algo grande logo de cara, uma asa gigante. A moto não está equilibrada e isso não serve para nada. Mas se você tem um moto equilibrada e vai dando passinhos pouco a pouco, isso é mais importante”, defendeu.

A melhora da moto é confirmada, também pela presença de Maverick Viñales no topo da tabela. O ‘Top Gun’ fechou o dia com o quarto tempo, 0s721 mais lento do que o companheiro de equipe.

O dia do ex-Suzuki e Yamaha, porém, teve um contratempo: uma queda no início da segunda sessão do dia.

“A queda foi violenta, sem falar que foi um pouco estranha e inesperada”, comentou Maverick. “Felizmente, consegui voltar para a pista, testar o ritmo, a volta lançada e o feeling em ambas as situações. Testei a nova carenagem, que parece ser uma melhora, mas amanhã gostaria de testar o novo garfo também”, seguiu.

“Estou com dor agora, mas consigo pilotar e isso é o mais importante. Vamos avaliar a minha condição amanhã de manhã”, acrescentou.

Entre as Ducati, o melhor desempenho veio de Jorge Martín, que fez o segundo melhor registro do dia, diante de Brad Binder. Líder do campeonato, Francesco Bagnaia foi apenas sexto, 0s790 mais lento que o ponteiro.

“De manhã, tive um pequeno problema em uma moto e outra estava com um acerto que eu não gosto, então tive dificuldades”, relatou Pecco. “Ainda assim, a segunda sessão foi muito importante, pois conseguimos encontrar as soluções para os nossos problemas, então estou bastante seguro de que posso ser competitivo”, continuou.

“Abortei muitas voltas por causa de bandeiras amarelas ou para voltar aos boxes: sempre forcei, mas vários giros não estão computados, também porque eu não precisava terminá-los. Muitos pilotos são rápidos aqui, mas também porque você não pode forçar tanto quanto gostaria ou os pneus se desgastam muito”, justificou.

Apesar do grande atraso em relação a Aleix Espargaró, Bagnaia minimizou a diferença, já que entende que adotou um caminho diferente das Aprilia.

“Ele e Maverick decidiram fazer três ataques à tabela de tempos. Acho que é uma estratégia pensada para não ficar fora do Q2, levando em conta que esperamos chuva amanhã de manhã. Dá para ver que ele fez três, pois ele baixou muito o tempo no terceiro. No início, fiquei surpreso com o tempo dele, mas quando me disseram que ele tinha feito na terceira, me surpreendeu muito menos”, encerrou.

A classificação da MotoGP para o GP da Grã-Bretanha acontece às 6h50 (de Brasília)GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

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