Xandy Negrão morre aos 70 anos em decorrência de um câncer
A Stock Car divulgou no início da tarde desta quarta-feira (24) que Xandy Negrão morreu aos 70 anos, vítima de um câncer
Xandy Negrão morreu aos 70 anos vítima de um câncer. A confirmação foi feita no início da tarde desta quarta-feira (24) pela Stock Car.
Em um post nas redes sociais, a categoria destacou que Negrão enfrentou uma “longa e dolorosa” batalha contra a doença.
“O ano de 2023 está batendo pesado na gente. Mais um grande da nossa história se foi nesta quarta-feira: aos 70 anos de idade, Xandy Negrão faleceu após uma longa e dolorosa batalha contra um câncer”, escreveu a categoria.
Nascido em 5 de maio de 1953, em Campinas, Alexandre Funari Negrão, conhecido como Xandy Negrão, se destacou principalmente no ramo empresarial. Ele é fundador e ex-proprietário da Medley, um dos maiores laboratórios do segmento de medicamentos genéricos no Brasil. Em março de 2009, a empresa foi vendida à Sanofi, que pagou R$ 1,5 bilhão pela farmacêutica brasileira.
No esporte a motor, Xandy Negrão se destacou na Stock Car e no Endurance. Na Stock, ele foi quatro vezes vice-campeão nos anos 90: em 1995 para Paulo Gomes; em 1996 e 1997 para Ingo Hoffmann; e 1999 para Chico Serra. Por anos, alguns carros da categoria também foram patrocinados pela empresa de Negrão.
Já no Endurance Brasil, Xandy esteve ao lado do filho, Xandinho, no vice-campeonato de 2018. A parceria durou até 2020, quando conquistaram o título da categoria – André Negrão, primo de Xandinho, Ricardo Zonta e Ricardo Baptista também participaram da campanha.
A família Negrão tem fortes laços com o automobilismo brasileiro. Xandy era irmão do ex-piloto Guto Negrão, vice-campeão de 2003; tio de André Negrão, que foi campeão mundial do WEC no LMP2 e ganhou duas vezes em Le Mans; e pai do também piloto Xandinho Negrão, do Endurance Brasil.