Pullrod vs Pushrod: O caminho alternativo da McLaren
A McLaren foi a terceira equipa a revelar o seu monolugar de Fórmula 1 para 2022 (o Red Bull é apenas um showcar), e foi a mais inovadora ao nível das suspensões. O MCL36 tem suspensão pullrod na frente e pushrod na traseira. A McLaren é, até agora, a única equipa a optar por este caminho com os novos regulamentos de 2022.
Dos outros carros lançados até agora, tanto o Haas VF-22 como o Aston Martin AMR22 mantêm a disposição habitual de pushrod na frente e pullrod na traseira. Desde 2010 que todos os carros de F1 têm usado pullrod na traseira e a última vez que a McLaren utilizou pullrod na frente foi no MP4-28 de 2013.

"Portanto, é uma suspensão dianteira pullrod, já vimos exemplos nos últimos anos", disse James Key, diretor técnico da McLaren, ao The Race.
"É algo bastante óbvio quando os carros estiverem em pista, mas não se pode copiar facilmente. Por isso, será interessante ver quem fez o mesmo. O Aston Martin é o contrário, por exemplo.
"Todo o layout da suspensão é sobre aerodinâmica. Na frente, é a única coisa com que se pode "jogar" entre a entrada do fundo e a asa dianteira, e dependendo da asa dianteira e onde a entrada para o fundo necessita de carga, irá definir qual é a melhor geometria da suspensão dianteira."
"Penso que vamos ver algumas ideias interessantes no pelotão. Para nós, parece ser uma boa solução. Tem certamente propriedades com as quais estamos satisfeitos. É um desafio mecânico, mas dedicamos muito tempo a esse aspeto sabendo dos problemas nos anos anteriores quando foi utilizada. Estou bastante confiante de que vai funcionar como esperado."
"A traseira do carro é a outra questão. Há muito tempo que usamos suspensões pullrod. O Adrian [Newey] introduziu-a em 2009 no Red Bull. Acreditamos já não ser necessária agora."
"Será interessante ver quais os caminhos seguidos. Nós seguimos este caminho. Se tivermos o único carro assim, ou acertamos em cheio ou…".