Após raro empate no primeiro dia de Rali da Cróacia, Thierry Neuville abriu magra vantagem para Elfyn Evans, após mais oito especiais válidas para a quarta etapa do Mundial. O piloto da Hyundai finalizou o sábado (20) com tempo de 2h09min46 e agora tem 4s9 para seu principal concorrente na temporada 2024 do WRC.
O dia foi marcado por algumas reviravoltas. Líder da temporada 2024, Neuville manteve a frente no início do sábado, mas viu Evans assumir a liderança após a 13ª especial do final de semana. O britânico e seus companheiros de Toyota, Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta, se beneficiaram da leve garoa que caiu no trecho, graças à escolha dos pneus — levaram quatro macios e dois de chuva para o período da tarde na Croácia.
Neuville respondeu nas três especiais finais, disputadas basicamente em asfalto seco. Mais rápido, reassumiu a liderança e fechou a disputa com 4s9 para Evans e 11s6 para Ogier. O octacampeão continuou na terceira colocação no geral.
“Não é grande a liderança, mas tivemos um ótimo dia. A escolha dos pneus para a tarde não foi perfeita, porém conseguimos manter a dianteira. Precisamos continuar atacando, mas definindo melhor os compostos [no domingo]. Isso nunca é fácil quando o clima não é estável”, declarou Neuville.
Ott Tänak se manteve na quarta colocação no geral, mas 1min15s5 atrás do líder. O estoniano viu a aproximação de Adrian Fourmaux, que foi o mais rápido com seu Ford na primeira especial do dia e está 19s9 distante.
Katsuta fechou o dia na sexta colocação, com Andreas Mikkelsen e Grégoire Munster na sequência. A Citroën completou o top-10 com Nikolay Gryazin e Yohan Rossel.