Neuville domina, supera Evans e lidera primeiro dia do Rali da Croácia. Rovanperä é 8º

Piloto belga, que dirigiu carro em homenagem a Craig Breen, ultrapassou Sébastien Ogier no segundo estágio e segurou Elfyn Evans para liderar o restante do dia na Croácia. Rovanperä teve problemas e terminou em oitavo

Thierry Neuville dominou e foi o mais rápido do primeiro dia de atividades do Rali da Croácia, válido para o WRC 2023. O belga assumiu a liderança da prova no segundo estágio, ainda pela manhã desta sexta-feira (21), e manteve a posição até o final o dia, embora Elfyn Evans tenha reduzido a diferença para 5s7 na última parte da tarde. Ott Tänak fechou o top-3.

As atividades desta sexta começaram com o líder do Mundial, Sébastien Ogier, em ritmo forte. O dono do carro #17 travou uma disputa acirrada com Neuville que, nesta etapa do campeonato, está a bordo do carro da Hyundai com as cores da bandeira da Irlanda, em homenagem a Craig Breen - que morreu na última quinta-feira (13), aos 33 anos, após um acidente durante testes justamente para a prova no leste europeu.

Relacionadas

No segundo estágio, Ogier teve problemas na roda e caiu para oitavo no geral - e foi apenas o 17º dentro da prova. O azar do francês trouxe dificuldades, já que mesmo liderando metade dos estágios do dia, ele fechou em quinto. Por sua vez, o belga aproveitou a oportunidade, assumiu a ponta dos tempos combinados e conseguiu manter o bom desempenho para confirmar a liderança do dia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Líder do campeonato, Sébastien Ogier começou bem, mas problemas na roda atrapalharam o francês no segundo estágio (Foto: AFP)

Porém, o piloto da Hyundai começará o Rali da Croácia deste sábado (22) com Evans embalado pela excelente performance no período da tarde desta sexta. O britânico terminou entre os três melhores nos estágios cinco a oito - inclusive, foi o melhor no último. Se não houver algum contratempo para ambos, o cenário indica que a briga pela primeira colocação ficará entre os dois, já que o terceiro, Tänak, apesar de ter sido consistente, está a 30s de Neuville.

Esapekka Lappi, com bons tempos à tarde, terminou o dia em quarto. O top-10 foi completado, nesta ordem, por: Takamoto Katsuta, Pierre-Louis Loubet, Kalle Rovanperä, Yohan Rossel e Nikolay Gryazin.

Atual campeão do WRC, Rovanperä teve problemas na roda no estágio dois, lutou para estabelecer um ritmo em todo o período da manhã e só conseguiu reagir nas últimas partes. Já Katsuta rodou no estágio cinco, momentos antes da chuva começar - o que aumentou a quantidade de lama e tornou o trajeto ainda mais desafiador.

O Rali da Croácia será retomado neste sábado com mais oito estágios (do nove ao 16), que farão os seguintes percursos: Kostanjevac, Vinski VRH, Ravna Gora, Platak 1, Kostankevac-Petrus VRH 2, Vinski VRH-Duga Resa 2, Ravna Gora-Skrad 2 e Platak 2. O primeiro estágio do dia começa às 7h54 [horário de Brasília]. O vencedor da etapa só será conhecido no início da tarde de domingo.