Rovanperä domina sábado e encaminha vitória no Rali de Portugal do WRC

Líder da prova, Kalle Rovanperä, da Hyundai, foi o piloto a ser batido no sábado de Rali de Portugal e abriu quase um minuto na ponta do pelotão. Dani Sordo e Thierry Neuville vêm atrás

Marc Márquez sofre queda a duas voltas para o fim do GP da França (Vídeo: Reprodução / Redes sociais)

Kalle Rovanperä dominou totalmente o último sábado do Rali de Portugal. Após finalizar o primeiro dia 10s7 à frente de Dani Sordo, da Hyundai, o piloto da Toyota ampliou sua vantagem na liderança do pelotão para 57s5 e encaminhou a primeira vitória no WRC desde outubro do ano passado, quando terminou campeão mundial.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas

Se a tônica da sexta-feira foi uma vitória até boa, mas com o dia destacado pelo absoluto caos que se instalou no traçado do off-road português, o sábado foi de domínio de almanaque para Rovanperä.

"Parece que estamos tão rápidos. Não sei como eu deveria guiar, exatamente, porque a sensação é que estamos lentos. Eu apenas poupei pneus", afirmou o vencedor do dia.

Sordo liderando 'caça' a Rovanperä na ponta do pelotão (Foto: Divulgação)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

"Eu estava com um pouco de medo de forçar os pneus, mas decidimos que é preciso tentar pressionar", explicou Sordo, segundo colocado, em entrevista a repórteres no final do dia. O piloto foi apenas mais um dos vários a reclamar do grande desgaste dos pneus neste final de semana.

Thierry Neuville manteve-se no terceiro posto, 2s3 à frente de seu companheiro de Hyundai, Esapekka Lappi. Os dois, inclusive, protagonizaram uma das grandes batalhas do dia, alternando de posição. Ott Tänak, que teve uma caótica sexta-feira, caindo da liderança para o sexto lugar após ver seu pneu se desacoplar do carro, colocou seu nome na quinta posição. O piloto é o único da Ford Puma na etapa, dado que seu parceiro, Pierre-Louis Loubet, abandonou a prova.

"É frustrante para mim, mas é um fim de semana difícil", lamentou Tänak. "É difícil quando não se está onde você quer estar. Não há nada que eu possa fazer no momento".

Oliver Solberg, Gus Greensmith, Andreas Mikkelsen, Yohan Rossel e Teemu Suninen completaram o top-10. Vale lembrar que o vice-líder do WRC, Elfyn Evans, abandonou a etapa nesta sexta. O rali será completado neste domingo.

RICCIARDO DE VOLTA À F1 2023?! "NÃO FAZ O MENOR SENTIDO, RED BULL!" | GP ÀS 10