Hyundai revela carro com pintura 'bandeira da Irlanda' em homenagem a Breen na Croácia

Craig Breen morreu aos 33 anos na última quinta-feira (13), após um acidente durante testes para o Rali da Croácia. A Hyundai, equipe do piloto, vai participar da etapa com formação reduzida e carro com cores da bandeira da Irlanda para homenagear Breen

A Hyundai divulgou, nesta quarta-feira (19), a pintura de seus carros em homenagem a Craig Breen para a etapa da Croácia do Mundial de Rali. O irlandês morreu na última quinta-feira (13), aos 33 anos, após um acidente durante testes justamente para a prova no leste europeu, que será realizada neste fim de semana, a partir desta quinta-feira (20).

A equipe participará da prova com uma formação reduzida de dois pilotos: Thierry Neuville e Esapekka Lappi. Os carros de ambos carregarão as cores verde, branca e laranja, alusivas à bandeira da Irlanda, país de origem de Breen. Craig era natural da cidade de Waterford, onde também foi sepultado nesta terça-feira (18), na Igreja do Sagrado Coração, localizada no bairro de Ferrybank.

Relacionadas

De acordo com a Hyundai, a homenagem foi concebida em conversas com a família de Breen, o co-piloto e sobrevivente do acidente James Fulton, e outros membros da própria escuderia. Foram considerados para o design do carro o amor que o piloto tinha por sua terra natal e a relevância para o rali irlandês, descrita pelo patrocinador James Coleman como "campeão do povo".

"Não se esqueça de aproveitar… Você tem de se divertir, a vida é muito curta". Carro também carrega frase em memória a Craig Breen, que morreu aos 33 anos (Foto: Hyundai)

"Estamos disputando este rali [na Croácia] principalmente para homenagear Craig e sua incrível vida e talento. Craig era um irlandês orgulhoso e um representante apaixonado da comunidade irlandesa de rali, então a pintura representará as cores da bandeira irlandesa em sua memória", disse o chefe da Hyundai, Cyril Abiteboul.

Outras homenagens estão sendo preparadas para Breen no Rali da Croácia. Todas as equipes integrantes da etapa usarão um adesivo de cor preta nas portas dos carros e participarão, juntas a autoridades e organizadores, de um minuto de silêncio que acontecerá no Service Park de Zagreb - onde acontece a abertura do evento.

Também será feito um minuto de silêncio em outras duas oportunidades: na largada cerimonial e no pódio de domingo (23). Um vídeo de homenagem também está sendo produzido para ser exibido nos telões momentos antes da corrida.

Por fim, os organizadores do Mundial de Rali e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciaram nesta semana que irão aposentar o número #42 da competição no restante desta temporada.

A carreira de Craig Breen

Filho de Ray Breen, campeão nacional de rali na Irlanda, Craig iniciou a carreira no Mundial em 2009, na etapa de Portugal. O irlandês passou por diversas outras categorias menores e de suporte, como o WRC Academy e o Super 2000 WRC.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Craig Breen (Foto: Red Bull Content Pool)

Após desempenhos chamativos em 2020 e 2021, já guiando pela Hyundai, Breen recebeu a oportunidade de ser um piloto de temporada completa em 2022, ao assinar com a M-Sport Ford. Craig finalizou o campeonato na sétima posição, com 84 pontos e dois pódios.

Em 2023, rompeu o contrato com a M-Sport e retornou para a fábrica coreana para guiar em um terceiro carro, que era dividido com o espanhol Dani Sordo. Na única participação pelo WRC em 2023, Craig brigou até o final contra o estoniano Ott Tänak e ficou com o segundo lugar no Rali da Suécia, seu último pódio no Mundial.