Evans destaca homenagens e revela desejo da família de Breen: “Que nos divertíssemos”

Elfyn Evans teve um "misto de sentimentos" ao vencer o Rali da Croácia no fim de semana. Ao mesmo tempo em que se mostrou aliviado pelo resultado pela briga pelo título, o galês também destacou as homenagens feitas ao amigo Craig Breen, que morreu no último dia 13, e revelou um desejo da família do irlandês

O Rali da Croácia, realizado no último fim de semana, ficou marcado pelas homenagens a Craig Breen - que morreu no último dia 13, aos 33 anos, após um acidente durante testes justamente para a etapa do leste europeu. O luto fez com que o vencedor da etapa, Elfyn Evans, comemorasse timidamente o resultado e chegasse a dizer, durante a cerimônia de premiação, que a vitória era "insignificante" quando comparada à memória do amigo irlandês.

O piloto da Toyota, em entrevista à revista britânica Autosport, se disse aliviado por ter conquistado a vitória, mas voltou a ressaltar a importância das homenagens e que os seus pensamentos estão todos neste momento com a família de Breen.

Relacionadas

"Um misto de sentimentos, obviamente, agora que estamos de volta à realidade depois de ter focado totalmente no fim de semana [de corrida]. É muito difícil saber qual é a coisa certa a dizer, foi uma semana difícil para todo mundo. Toda a família WRC pode se orgulhar de como todos se uniram e prestaram homenagem a Craig [Breen]. É uma ótima demonstração de caráter", disse Evans.

"A competição se deu como sempre, com certeza era isso que ele gostaria. Fomos ver a família na semana passada e era desejo deles que nos divertíssemos. Prometemos que faríamos e somos capazes de fazer isso, mas agora que tudo acabou nossos pensamentos se voltam para eles", completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Elfyn Evans aproveitou abandono de Thierry Neuville para vencer com folga o Rali da Croácia (Foto: Denis Lovrovic / AFP)

O britânico ainda afirmou que "foi definitivamente uma vitória importante", por isso o alívio neste aspecto, e que "no geral, é um começo muito mais positivo neste ano em relação ao ano passado", quando Evans enfrentou problemas nas três primeiras etapas do Mundial - com um 21º lugar e um abandono.

Outras figuras importantes e que participaram da trajetória de Breen no WRC também prestaram homenagens. Scott Martin, co-piloto de Evans e que trabalhou com o irlandês entre 2014 e 2018, disse que foi difícil segurar a emoção após a linha de chegada.

"Isso afetou fortemente a comunidade do rali. Estávamos todos juntos e superamos isso juntos, e é muito bom e especial vencer. É algo que nunca vou esquecer. 100% disso é para ele. Ele esteve conosco, cuidando de nós durante todo este fim de semana. Não consigo colocar em palavras o quão especial é. Acho que levará alguns dias, semanas e meses para que tudo seja absorvido", declarou Martin.

Elfyn Evans e o seu co-piloto, Scott Martin, subiram ao lugar mais alto do pódio no Rali da Croácia com a bandeira da Irlanda, em homenagem a Craig Breen (Foto: AFP)

Por sua vez, o chefe da Toyota, Jari-Matti Latvala, destacou que o Rali da Croácia terminou sem outros grandes acidentes e ainda ponderou que "a melhor dupla para vencer este evento era, absolutamente, Elfyn [Evans] e Scott [Martin]", já que "Elfyn e Craig [Breen] eram amigos, e Scott era o ex-co-piloto de Craig".

O pódio da etapa no leste europeu ainda teve Ott Tänak, em segundo, e Esapekka Lappi, em terceiro. O atual campeão mundial Kalle Rovanperä terminou em quarto. A próxima etapa do WRC é o Rali de Portugal, que acontece entre os dias 11 e 14 de maio.