Ataque contra pilotos de rali deixa dez mortos e nove feridos em festival no México

Uma feira de carros no México terminou em tragédia no último sábado. Homens armados abriram fogo contra um grupo de pilotos de rali e deixou dez mortos

Dez pessoas morreram e nove ficaram feridas após um ataque durante uma feira de carros no estado de Baja Califórnia, no México, no último sábado (20). Segundo a agência de notícias Reuters, por volta das 14h locais, um grupo de pilotos de rali foi surpreendido por homens em duas vans munidos de metralhadoras. Eles abriram fogo contra os participantes.

O ataque aconteceu a cerca de 118 km da fronteira entre o México e os Estados Unidos, em San Vicente, na cidade de Ensenada. Os atiradores fugiram do local. O prefeito de Ensenada, Armando Ayala Robles, declarou que o caso está sob investigação do procurador-geral Ricardo Ivan Carpio Sanchez. "Estou em permanente comunicação com a Procuradoria Geral do Estado, bem como com as entidades federais dos três níveis de governo para prestar todas as informações necessárias", afirmou em nota.

Relacionadas

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, também se manifestou via redes sociais e se disse "horrorizado" com os relatos. "Os eventos de esportes a motor devem ser locais seguros para os participantes e espectadores. Em nome de toda a família FIA, nossos pensamentos e orações estão com as vítimas dessa violência sem sentido", declarou.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o suposto momento em que os homens descem das vans armados e atiram contra os carros expostos e as pessoas presentes no festival. O evento foi organizado pelo grupo Cachanillazo, que postou mensagem no Instagram expressando solidariedade aos afetados pela tragédia.

"Infelizmente, o que aconteceu durante a turnê não estava em nossas mãos. Lamentamos sinceramente as perdas. Nossas sinceras condolências. Estamos tão perplexos quanto todos vocês, já que não temos nada a ver com o que aconteceu", diz a postagem.