Hamlin vence etapa da Nascar no Kansas após toque em Larson na última volta

Em etapa recheada de emoções nas últimas voltas, Denny Hamlin conseguiu a vitória após um toque na traseira do carro de Kyle Larson, que rodou e bateu no muro. Torcida em Kansas vaiou o piloto da Joe Gibbs

A Nascar proporcionou, neste domingo (7), mais uma etapa recheada de emoções nas últimas voltas. Denny Hamlin perseguiu Kyle Larson até o giro final, quando tentou o ataque e bateu na traseira do #5 da Hendrick — que perdeu o controle do carro e a liderança da prova. A polêmica ultrapassagem deu a vitória ao piloto da Joe Gibbs nas 400 Milhas de Kansas, quase um ano depois da sua última ida ao lugar mais alto do pódio, nas 600 Milhas de Charlotte.

Hamlin mostrou as suas credenciais ao vencer o primeiro estágio, após 80 voltas. O dono do carro #11 teve a frieza necessária para superar Martin Truex Jr. no oitavo giro e sustentar a vantagem de quase 1s até o fim desta parte. Ele também foi ajudado por uma punição ao pole-position William Byron por excesso de velocidade no pit-road, quando fez a sua primeira parada. Completaram o top-5: Ty Gibbs, Tyler Reddick e Daniel Suárez.

Relacionadas

Já o segundo estágio ficou marcado pelas bandeiras amarelas: foram três, ao todo. Na volta 148, vários carros se tocaram, entre eles Kyle Busch e Ross Chastain, o que embaralhou o grid. Mais dois acidentes aconteceram: com Christopher Bell e com Busch, este último quando faltavam apenas duas voltas para o fim da sessão. Isso confirmou a vitória de Joey Logano, seguido por Michael McDowell, Noah Gragson, Erik Jones e A. J. Allmendinger.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Kyle Larson (#5) e Denny Hamlin (#11) travaram disputa emocionante nas últimas voltas (Foto: Jonathan Bachman / AFP)

Mas as emoções ficaram para o último e decisivo estágio, que valia a vitória na etapa em Kansas. De início os pilotos aproveitaram os pit-stops para adotarem diferentes estratégias. Larson ficou na pista, enquanto todos os concorrentes trocaram os pneus no hiato dos estágios 2 e 3. Com isso, o #5 da Hendrick abriu vantagem para os demais e na sequência foi beneficiado com um giro de Harrison Burton, que causou uma bandeira amarela, para fazer a sua parada.

Larson rapidamente tirou a liderança de Truex e a partir daí precisou segurar Byron, que reagiu em excelente ritmo. Lá atrás, quando faltavam 60 voltas para o fim, Gragson, Chastain e Ricky Stenhouse Jr. se juntaram e batalharam de forma ferrenha pelo top-5. Nesta disputa, Chastain jogou o carro para cima de Gragson, na curva 4, e embora não tenham se tocado, o dono do carro #42 levou a pior e bateu no muro. O clima quente se intensificou após a corrida, quando ambos trocaram socos no pit-road.

Quando faltavam 25 voltas para o fim, Hamlin tomou a segunda colocação de Byron e entrou em uma perseguição persistente a Larson. Foram duas tentativas de ultrapassagem: a primeira, quando restavam cinco voltas, ambos ficaram lado a lado, mas o piloto da Joe Gibbs julgou prudente recuar e evitar um contato.

Hamlin (#11) toca Larson (#5) na última volta e vence etapa da Nascar em Kansas (Vídeo: Reprodução / Nascar)

A derradeira investida aconteceu na última volta, quando Hamlin se aproximou de Larson na curva 2 e deu um leve toque na traseira do adversário — que o jogou contra o muro. A ultrapassagem foi inevitável, apesar de controversa. Esta foi a 49ª vitória de Hamlin na Nascar.

"É a nova Nascar. É o que todo mundo aplaude quando outra pessoa faz isso. Eu estava apenas tentando desviar dele [Larson] e calculei mal. Foi ótimo para nós voltar encostar nele e atacá-lo nas (curvas) 1 e 2. Eu tinha um carro tão rápido, só não conseguia fazer corridas longas o suficiente [por conta das bandeiras amarelas] para que ele se materializasse. Finalmente, tivemos tempo suficiente", disse Hamlin, em entrevista à emissora Fox Sports. Ele foi vaiado pela torcida em Kansas.

Byron completou o pódio na etapa. O top-10 ainda teve: Bubba Wallace, Chastain, Logano, Chase Elliott, Truex, Reddick e Austin Dillon.

Hamlin se junta a Truex, Bell, Larson, Reddick, Stenhouse, Byron, Logano e Busch, que são os pilotos com pelo menos uma vitória na atual temporada e que possuem vantagem para classificação aos playoffs da categoria. O Round of 16 começa em Darlington, no dia 3 de setembro. No mesmo local acontecerá a próxima etapa da Nascar, que está programada para domingo (14).