Demorou, mas a fase de apresentações da temporada 2023 chegou ao fim. Depois de Yamaha, Gresini, Ducati, Pramac, KTM, Honda, GasGas Tech3, VR46, LCR e Aprilia, a RNF aproveitou a segunda-feira (20) para exibir as motos de Miguel Oliveira e Raúl Fernández para o campeonato deste ano.
E o último lançamento da temporada foi justamente aquele em que a equipe teve a maior repaginada. Depois de romper com a Yamaha e se tornar equipe satélite da casa de Noale, a escuderia de Razlan Razali mudou da água para o vinho. Além da dupla de pilotos repaginada, o layout também mudou consideravelmente, por causa da chegada de novos patrocinadores. Prevalece a mistura de azul, com detalhes em verde escuro fosco e também preto.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Verdade seja dita, o tom da pintura não chega como surpresa, já que, durante os testes da pré-temporada em Portimão, o caminhão da equipe apareceu com um verde metálico.
A apresentação da equipe, contudo, foi bastante inovadora. Em um vídeo gravado, que fez uso de computação gráfica, a equipe apresentou os integrantes do time em formato de robozinhos, um reflexo da parceria com a CryptoDATA, nova patrocinadora principal da equipe.
“Estou muito empolgado m finalmente começar uma nova temporada com o espírito renovado e essas novas cores ousadas que refletem a nova CryptoDATA RNF MotoGP Team”, disse Razali. “Fizemos uma parceria com a CryptoDATA para trazer tecnologia de ponta ao esporte e nos ajudar a permanecer na vanguarda da inovação. Mas, além da nossa parceria, estamos focados em trazer nossa abordagem única às corridas, com a cultura da equipe que enfatiza a excelência, a determinação, a paixão e o desejo de ser diferente”, seguiu.
“Gostaria de expressar minha gratidão a todos aqueles que fazem parte desta incrível jornada conosco. Antes de mais nada, um enorme obrigado ao Sr. Carmelo Ezpeleta, a Dorna, a IRTA, ao Sr. Massimo Rivola, diretor-executivo da Aprilia, pelo forte suporte técnico da equipe de fábrica, nossos parceiros de longa data que estiveram conosco nos bons e maus momentos, como a Greenpower Generators, RCB, WRS, BETA e muitos mais. E aos nossos novos parceiros que estão chegando nessa nova aventura, damos uma calorosa boas-vindas a Sterilgarda, Shark, Estrella Galicia e Castrol. Estamos muito empolgados por ter todos vocês a bordo e ansiosos por atingirmos um enorme sucesso juntos no futuro”, declarou. “A CryptoDATA RNF MotoGP representa um empolgante novo capítulo para a equipe e o esporte. Estamos ansiosos para ver onde o futuro nos levará. No fim, acreditamos que, tendo a bordo parceiros que compartilham a mesma visão que a nossa, estamos bem posicionados para termos sucesso e deixar a nossa marca no esporte. Agora, temos de focar em inovação e em forçar barreiras. Estamos certos de que traremos uma nova empolgação e energia para o mundo das corridas de moto nesta temporada”, completou.
O destaque, porém, está por baixo da tinta. Depois de um 2022 apagado — a RNF ficou com a penúltima posição no Mundial de Equipes —, alinhar no grid com a RS-GP é um passo e tanto. A moto não é a Aprilia do ano, mas o protótipo italiano foi um dos protagonistas do ano passado e já mostrou que é uma boa moto.
Além disso, o nível de qualidade dos pilotos também é diferente. Ano passado, o time malaio contou com Andrea Dovizioso, Cal Crutchlow e Darryn Binder. Os dois primeiros são veteranos em fim de carreira. O britânico, aliás, já estava até aposentado, atuando somente como piloto de testes, mas voltou à ativa quando o #4 decidiu se aposentar precocemente. O sul-africano, por outro lado, era um novato que não tinha sequer tido sucesso nas classes menores.
Agora, porém, a RNF vem com Oliveira, um piloto experiente, que acumula cinco vitórias na MotoGP e chega sonhando com voos mais altos, projetando um futuro na equipe de fábrica da Aprilia.
Do outro lado da garagem, Raúl Fernández aparece para mostrar que não perdeu o enorme talento que mostrou na base em uma temporada difícil com a Tech3. O espanhol arrastou corrente em 2022, mas já mostrou na pré-temporada que está melhor encaixado com a RS-GP.
Quando ainda atendia por SRT, a equipe fez um excelente trabalho com Fabio Quartararo e Franco Morbidelli. A expectativa é retomar aquela competitividade agora com uma máquina italiana.