Martín segura Binder, vence sprint e adia decisão da MotoGP em Valência. Bagnaia é 5º

Jorge Martín precisava ser agressivo e conseguiu na sprint do GP da Comunidade Valenciana, garantindo mais uma vitória e postergando a briga pelo título. Pecco Bagnaia foi cauteloso e terminou apenas em quinto, mas segue líder do campeonato

A última etapa da MotoGP parece entregar drama em todas as atividades e não foi diferente na sprint da Comunidade Valenciana. Depois de largar em sexto, Jorge Martín reagiu de forma impiedosa, passou todos os rivais com firmeza e garantiu a nona vitória aos sábados durante a temporada, mantendo vivo o sonho de título em Valência.

Agora, o espanhol está apenas 14 pontos atrás do rival Francesco Bagnaia, que mostrou um ritmo mais conservador na sprint e ficou apenas na quinta colocação. Apesar da perda de pontos, o italiano adia a briga na MotoGP, mas ainda depende só de si mesmo para conquistar a classe rainha do Mundial pela segunda vez seguida.

[relacionadas]

Brad Binder bem que tentou impedir a vitória de Martín, mas ficou com a segunda colocação, enquanto Marc Márquez fechou o pódio da sprint na terceira posição. Maverick Viñales foi o quarto colocado.

Atrás de Bagnaia, Fabio Di Giannantonio assustou a Ducati muitas vezes e ficou em sexto, com Marco Bezzecchi, Álex Márquez, Johann Zarco e Augusto Fernández fechando o top-10.

LEIA TAMBÉM
📌 Bagnaia precisa de 5º lugar em Valência para garantir bi da MotoGP. Confira matemática
📌 Classe rainha do Mundial de Motovelocidade decide campeão no último GP pela 20ª vez
📌 Martín x história: só três pilotos reverteram déficit de pontos na final da classe rainha
📌 Déficit de 8 pontos foi maior já revertido no último GP na classe rainha do Mundial

Jorge Martín venceu mais uma sprint no ano (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

O GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, acontece neste domingo, às 11h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi a corrida sprint do GP da Comunidade Valenciana de MotoGP:

A mais decisiva das corridas sprint de 2023 começou com frio e pista seca. A temperatura estava em 18°C, com o asfalto chegando a 25°C. A umidade relativa do ar era de 56%, com o vento soprando a 4 km/h.

Para este sábado, a escolha de pneus foi variada. Na dianteira, a maioria tinha duros, mas Aleix Espargaró, Raúl Fernández, Francesco Bagnaia, as duas Pramac e Bezzechi foram de médios. Atrás, a maioria de macios, exceto as Aprilia, as Ducati, as VR46, as Yamaha e Álex Márquez, que optaram pelo médio.

No apagar das luzes para as 13 voltas da última sprint de 2023, o pole-position Maverick Viñales não sustentou a ponta e perdeu a primeira posição para Bagnaia. Martín até se instalou em terceiro, mas foi superado por Binder pouco depois.

A largada da sprint em Valência (Vídeo: MotoGP)

Viñales também reagiu rápido e, agressivo, foi por dentro de Pecco na curva 2 para retomar a ponta. Pouco depois, foi Binder quem passou o líder do campeonato, que caiu para terceiro, pressionado por Martín.

O ataque em cima de Bagnaia veio na sequência, inclusive com contato. Marc Márquez pulou para terceiro, com Martín também ficando na frente do #1. Sem muita demora, Jorge tirou Marc do caminho e assumiu o terceiro posto.

Ao fim da segunda volta, a vantagem de Viñales tinha caído para 0s6 em relação a Binder, que vinha pressionado por Martín. Marc Márquez era o quarto, com Bagnaia já cedendo muito terreno e se afastando mais de 1s do piloto da Honda. Fabio Quartararo, por outro lado, ia chegando mais e mais em Pecco.

Martín e Bagnaia disputaram posição na primeira volta (Vídeo: MotoGP)

Se o francês não conseguia passar, Bezzecchi não teve o mesmo problema. O piloto da VR46 passou Fabio por dentro na curva 1, mas não conseguiu sustentar a posição por muito tempo, já que levou o troco na 4.

Na abertura da volta 5, Binder já tinha derrubado para menos de 0s3 a vantagem de Viñales, com Martín acompanhando o passo. Mais atrás, Quartararo caiu logo depois de passar por Bagnaia na curva 6.

Na passagem seguinte, Binder já vinha grudado em Viñales, que conseguiu conter o ataque e se manter na frente. Martín e Márquez não vinham tão distantes.

Brad passou na curva 3, mas um agressivo Viñales respondeu logo em seguida. Martín tentou uma brecha, mas permaneceu em terceiro, escoltado de perto por Márquez.

Mais adiante, Binder atacou de novo e conseguiu passar Viñales no mesmo ponto. Desta vez, o sul-africano deixou a porta fechadinha para evitar o troco. Márquez enfiou a Honda por dentro de Martín, mas o piloto da Pramac ficou em terceiro. Com a briga, Pecco cortou um pouco da vantagem, mas seguia mais 1s atrás do grupo.

No início da volta 8, Martín passou Viñales e começou a caçar Binder. Márquez também deixou o 'Top Gun' para trás e se colocou no pódio da sprint.

Sem muita demora, Martín aproveitou uma errada de Binder e usou a porta escancarada para tomar a liderança, de cara de afastando um pouco do titular da KTM. Atrás, Márquez já vinha mais isolado, com Viñales tendo Bagnaia mais e mais perto.

Martín, então, tentou forçar o ritmo para escapar de Binder, mas o sul-africano tentava segurar. Atrás, Fabio Di Giannantonio vinha pressionando Bagnaia pela quinta colocação depois de passar por Bezzecchi.

Faltando só 3 voltas para o fim, Martín tinha 0s4 de vantagem na liderança, mais ou menos o mesmo gap de Marc Márquez para o piloto da KTM. Viñales já vinha bem distante, com 0s5 de frente para Pecco, ainda pressionado por Di Giannantonio.

Quando abriu a volta final em Cheste, Martín tinha 0s2 de margem para Binder e parecia ter tudo sob controle. Diferente de Bagnaia, que tinha de resistir a uma intensa pressão de Di Giannantonio.

Martín passou para receber a bandeirada com 0s190 de frente para Binder, com Marc Márquez ficando no top-3 na penúltima corrida dele com a Honda. Viñales ficou em quarto, com Bagnaia só em quinto.

MotoGP 2023, GP da Comunidade Valenciana, Valência, Corrida sprint:

1J MARTÍNPramac Ducati19:38.827
2B BINDERKTM+0.190
3M MÁRQUEZHonda+2.122
4M VIÑALESAprilia+3.106
5F BAGNAIADucati+4.253
6F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+4.400
7M BEZZECCHIVR46+4.502
8Á MÁRQUEZGresini Ducati+5.578
9J ZARCOPramac Ducati+5.910
10A FERNÁNDEZGasGas+6.095
11R FERNÁNDEZRNF Aprilia+7.674
12J MILLERKTM+8.098
13A ESPARGARÓAprilia+9.513
14L MARINIVR46+10.887
15F MORBIDELLIYamaha+11.943
16P ESPARGARÓGasGas+12.453
17E BASTIANINIDucati+12.599
18T NAKAGAMILCR Honda+13.787
19A RINSLCR Honda+20.378
20L SAVADORIRNF Aprilia+25.017
21F QUARTARAROYamahaNC