Morbidelli rebate críticas sobre pilotagem após incidente com Oliveira: "Não sou perigoso"

Franco Morbidelli voltou a protagonizar mais um incidente neste sábado (8), em Portugal. Piloto italiano, que recebeu ultimato da FIM sobre pilotagem agressiva, voltou a se defender das críticas

Franco Morbidelli respondeu às críticas sobre seu estilo de pilotagem após um novo episódio durante a classificação do GP de Portugal da MotoGP ocorrido neste sábado (8). O piloto da VR46 voltou a ser criticado depois de atrapalhar Miguel Oliveira em uma volta rápida durante o Q1 da classificação — lance que foi investigado pelos comissários, mas não gerou punição em Portimão.

O italiano tem sido observado de perto pelos comissários nesta temporada por conta de incidentes em pista. Após o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, Morbidelli recebeu um ultimato da FIM (Federação Internacional de Automobilismo): uma nova infração em que fosse considerado culpado resultaria em largada do pit-lane, e outra posterior poderia levá-lo à suspensão por uma corrida.

[relacionadas]

Mesmo sem novas penalizações desde então, o estilo agressivo do #21 continuou em evidência. Porém, Franco se defendeu. "Entendo que estou sendo observado, porque já fui várias vezes aos comissários. Seja por atrapalhar alguém ou por ultrapassagens agressivas. O maior erro que consigo lembrar é o com Maverick Viñales, em Mugello. Não me recordo de outros", disse o piloto ao GPOne.

"Há outros pilotos, cujos nomes não vou mencionar, que se envolveram em mais incidentes de corrida do que eu neste ano e foram penalizados mais vezes — apenas por incidentes de corrida", continuou.

Franco Morbidelli (Foto: VR46)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"No entanto, por alguma razão, eu sou colocado sob os holofotes do ponto de vista das imagens e de sua difusão nas redes sociais. Mas eu aceito isso. Existem coisas muito mais sérias do que ultrapassar no limite, e também questões mais importantes para mim nas quais preciso trabalhar e focar."

"Mas não sou perigoso e não sou mau. Como disse, tive menos incidentes com sanção do que outros pilotos que correm aqui, e simplesmente não acho que seja uma pessoa má. Estou aqui fazendo o esporte que amo e não quero machucar ninguém. Só tento chegar o mais à frente possível", concluiu Morbidelli.

MotoGP volta a acelerar neste domingo (9), a partir de 10h (de Brasília), para as 25 voltas do GP de Portugal, direto de Portimão, para a 21ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MotoGP 2025, GP de Portugal, Portimão, horários do fim de semana:

DIACATEGORIASESSÃOBRA*POR
DomingoMotoGPWarm-Up06:4009:40
DomingoMoto2GP – 21 voltas08:1511:15
DomingoMotoGPGP – 25 voltas10:0013:00
DomingoMoto3GP – 19 voltas11:3014:30

*Horários de Brasília