MotoGP

Holgado segura Rueda por 0s044 e vence GP de Portugal de Moto3. Alonso é 4º

Daniel Holgado precisou segurar as ferozes investidas de José Antonio Rueda na última volta para vencer mais uma vez o GP de Portugal da Moto3. Ivan Ortolá completou o pódio

A Moto3 mais uma vez entregou uma corrida de alto nível, com disputas do início ao fim nas subidas e descidas do circuito de Portimão. No fim, Daniel Holgado precisou segurar os intensos ataques de José Antonio Rueda para vencer o GP de Portugal deste domingo (24) com apenas 0s044 de vantagem.

Foi a segunda vitória consecutiva de Holgado no circuito português, repetindo o desempenho obtido na temporada passada e que agora dá a liderança do campeonato. O espanhol, porém, precisou conter o compatriota Rueda na última volta, após uma tentativa de ultrapassagem nas últimas curvas.

[relacionadas]

O pódio foi completado por Ivan Ortolá. Vencedor da primeira corrida do ano, David Alonso chegou a liderar a prova em Portugal, mas acabou terminando na quarta colocação, seguido de perto por Joel Kelso e Collin Veijer.

A sétima posição ficou com Stefano Nepa, acompanhado por Joel Esteban, David Muñoz e Adrián Fernández no top-10.

Daniel Holgado agora é o novo líder da Moto3 2024 (Foto: Rob Gray/Polarity Photo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A corrida portuguesa da Moto3 ainda foi marcada por uma largada confusa. Um fiscal de pista agitou bandeira amarela para avisar problemas na moto de Noah Dettwiler, mas a direção de prova ignorou o alerta e deu partida para a segunda etapa do campeonato.

MotoGP volta à pista de Portimão neste domingo, às 11h (de Brasília), para o GP de Portugal, segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi o GP de Portugal de Moto3:

Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o domingo amanheceu nublado e frio em Portimão. Quando os pilotos começaram a formar o grid de largada, os termômetros marcavam 22°C, com o asfalto chegando a 24°C. A umidade relativa do ar era de 56%, com o vento soprando a apenas 1 km/h.

No grid, a opção de pneus foi bastante variada. Na primeira fila, três opções diferentes: Jose António Rueda com um par de macios, Joel Kelso com um par de médios e David Alonso com um médio na dianteira e um macio na traseira.

Na largada para as 19 voltas do GP em Portimão, o pole-position Jose António Rueda manteve a ponta, mas com uma lambança na saída, já que os fiscais agitaram a bandeira amarela por conta de Noah Dettwiler.

[gplay src="https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/03/moto3-portugal-largada.mp4" autoplay="true" ]
A largada da Moto3 em Portimão (Vídeo: MotoGP)

Dani Holgado logo tomou o segundo posto, seguido por Alonso, Kelso e Iván Ortolá. Logo na primeira volta, Rueda já abriu uma boa vantagem, mais de 0s4 de diferença para o rival da Tech3.

Ainda na primeira volta, Ryusei Yamanaka caiu na curva 9 e coletou Ángel Piqueras. Após ser levado ao centro médico do circuito, o espanhol teve uma fratura na mão diagnosticada.

Vendo Rueda escapar, Alonso passou Holgado e começou a cortar a diferença do ponteiro. No entanto, Dani deu o troco logo depois, com o colombiano sendo superado por Kelso e Joel Esteban em seguida.

Desde o início da prova, o transponder de Riccardo Rossi apresentava problemas, com o piloto aparecendo e desaparecendo da cronometragem. A informação, aliás, foi confirmada pela produção de TV durante a própria transmissão.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/03/moto3-portugal-yamanaka-piqueras.mp4
Yamanaka derrubou Piqueras ainda no começo da corrida (Vídeo: Reprodução/TNT Sports UK)

Ainda na quarta volta da corrida, Luca Lunetta sofreu uma queda forte na curva 5, mas conseguiu se levantar e voltar para a pista.

Enquanto isso, Rueda ia firme na liderança, mas agora com 0s270 de margem para Holgado. Ortolá era o terceiro, diante de Rossi e Alonso.

David, aliás, tomou a posição de Riccardo pouco depois, assumindo a quarta colocação. Na ponta, Rueda abriu mais, se distanciando 0s4 de Holgado.

Na sexta volta, Rueda já tinha o pelotão colado atrás, com Alonso aproveitando uma errada de Holgado para assumir a segunda colocação. Ortolá vinha atrás, seguido por Rossi.

[gplay src="https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/03/moto3-portugal-disputas.mp4" autoplay="true" ]
A Moto3 novamente viu muitas disputas nas primeiras posições (Vídeo: MotoGP)

Perseguindo o líder, Alonso cravou em 1min46s985 a melhor volta da corrida, chegando mais e mais perto de Rueda. Atrás, Ortolá passou Holgado e assumiu a terceira colocação, mas o troco veio logo depois.

Holgado se recompôs e voltou a atacar Alonso, tomando a segunda colocação. Ortolá ainda tentou, mas foi contido pelo colombiano.

Na abertura da volta 9, a pressão em Rueda ficou bastante intensa, mas o espanhol conseguiu segurar. Pouco depois, Alonso teve de evitar um choque com Holgado e escapou da linha, caindo para quinto.

O espanhol da Red Bull KTM Ajo voltou a apertar o passo para tentar escapar, com a vantagem em relação a Holgado chegando a 0s350.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/03/moto3-portugal-alonso-lider.mp4

O cenário mudou pouco depois. Alonso mergulhou por dentro e tomou o segundo lugar de Holgado. Ortolá também passou Dani, mas a situação alterou ainda mais na sequência, quando Alonso tomou a liderança de Rueda com uma manobra por dentro.

Holgado conseguiu pegar o segundo posto, com Ortolá também passando Rueda. O espanhol, então, perdeu ainda mais, ficando atrás também de Collin Veijer.

Com oito voltas para o fim, Alonso ia consolidando a liderança, abrindo mais de 0s5 de frente para Holgado. Rueda tinha conseguido levar a melhor em uma briga com Veijer e vinha em terceiro, com Ortolá também passando o piloto da IntactGP para ser o quarto colocado.

Na passagem seguinte, a margem de Alonso até oscilou para baixo, mas nada que colocasse a liderança da corrida em risco. Também porque Holgado era fortemente pressionado por Rueda. Ortolá já vinha mais atrás.

[gplay src="https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Moto3-2024-Portugal-Portimao-GP-Dani-Holgado.mp4" autoplay="true" ]
Dani Holgado abriu a última volta na liderança (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Com sete voltas para o fim, Rueda passou Holgado, mas levou o troco no mergulho da curva 1. Assim, Ortolá conseguiu dar uma boa aproximada, voltando à briga pelo pódio.

A diferença de Alonso, contudo, caiu vertiginosamente e, na reta, Holgado aproveitou uma escapada do #80 para assumir a liderança. Rueda era o terceiro, diante de Veijer e Ortolá.

Pouco depois, Riccardo Rossi foi ejetado da moto rodando sozinho e abandonou a disputa.

Diferente do que aconteceu em outros momentos da disputa, Holgado não conseguiu escapar, mas o caçador mudou, já que Rueda passou Alonso para ser o terceiro colocado. Kelso agora vinha pressionando David.

O piloto da Aspar, então, apostou na freada para tomar o segundo posto de Rueda, já com 0s2 de atraso para Holgado.

Com três voltas para o fim, Rueda retomou o segundo lugar, com Ortolá aproveitando para também passar Alonso. Os dois ponteiros, aliás, conseguiram abrir um pouco, se afastando de Iván.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Moto3-2024-Portugal-Portimao-GP-Dani-Holgado-Jose-Antonio-Rueda.mp4
Dani Holgado resistiu ao ataque de Jose António Rueda no final do GP de Portugal (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na abertura da última volta, Holgado tinha Rueda bastante colado atrás, mas conseguiu defender a posição e se afastar ligeiramente. O piloto da Ajo deu uma erradinha, se afastando um pouco do ponteiro.

No último setor, Rueda grudou em Holgado mais uma vez e chegou a dar uma espiada por dentro, mas foi contido. O #96 sustentou a ponta e recebeu a bandeirada com 0s044 de frente.

Moto3 2024, GP de Portugal, Portimão, Corrida:

1D HOLGADORed Bull GasGas Tech334:09.03819 voltas
2J RUEDARed Bull KTM Ajo+0.044 
3I ORTOLÁMT Helmets Msi+0.820 
4D ALONSOCFMOTO Aspar Team+2.218 
5J KELSOBOE Motorsports+2.246 
6C VEIJERHusqvarna Intact GP+2.263 
7S NEPAMTA KTM+4.499 
8J ESTEBANCFMOTO Aspar Team+5.430 
9D MUÑOZBOE Motorsports+16.018 
10A FERNÁNDEZLeopard Racing+16.143 
11J ROULSTONERed Bull GasGas Tech3+16.213 
12M BERTELLESnipers Team Honda+16.757 
13T SUZUKIHusqvarna Intact GP+20.682 
14V PÉREZRed Bull KTM Ajo+20.776 
15S OGDENMlav Racing+21.163 
16N CARRAROMTA KTM+21.172 
17F FARIOLISIC58 Honda+23.285 
18T FURUSATOHonda Team Asia+32.751 
19J WHATLEYMlav Racing+38.600 
20N DETTWILERCIP KTM+42.061 
21T BUSARIHonda Team Asia+53.651 
22H AL SAHOUTISnipers Team Honda+1:10.193 
23L LUNETTASIC58 Honda+1:25.798 
24R ROSSICIP KTMNC 
25R YAMANAKAMT Helmets MsiNC 
26A PIQUERASLeopard RacingNC