12º na Áustria, Marc Márquez termina GP na MotoGP pela primeira vez após 301 dias
Marc Márquez terminou uma corrida de domingo na MotoGP pela primeira vez desde o GP da Malásia de 2022. Espanhol passou 43 semanas sem ver a bandeirada de um GP na classe rainha do Mundial de Motovelocidade
Por mais estranho que possa parecer, Marc Márquez terminou um GP na MotoGP pela primeira na temporada 2023. Mas não só isso. Com o 12º lugar no GP da Áustria deste domingo (20) encerrou um jejum de 301 dias do espanhol.
O titular da Honda não via a bandeirada de um GP desde o GP da Malásia de 2022, disputado no dia 23 de outubro do ano passado. Neste período, o #93 disputou cinco corridas longas — Valência, Portugal, França, Itália e Grã-Bretanha —, mas não completou nenhuma delas.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Em Sepang em 2022, Márquez foi apenas sétimo colocado.
Desde então, o espanhol de Cervera sofreu inúmeros reveses. Depois de muito tempo de recuperação após a fratura do braço direito sofrida na abertura da temporada 2020, Marc iniciou o ano em forma, mas a integridade física durou pouco. O hexacampeão da MotoGP caiu no GP de Portugal, primeira etapa do calendário, e precisou operar a mão direita por causa de uma fratura.
Mas não foi só isso. O parceiro de Joan Mir teve um fim de semana de muitas quedas na Alemanha e acabou abandonando o GP em Sachsenring. Na etapa seguinte, na Holanda, Marc também teve de se retirar por conta as lesões sofridas em território alemão.
Além das dificuldades físicas, a RC213V vive um momento difícil na MotoGP. A moto não tem a competitividade de outrora, o que colocou a Honda na penúltima colocação do Mundial de Construtores.