Aleix Espargaró cutuca Marc Márquez por erro em Portugal: "Ninguém ousa criticá-lo"

Para Aleix Espargaró, houve, de fato, um erro da direção de prova no gerenciamento da situação, mas ele dá luz a um outro ponto: ninguém ousa criticar Marc Márquez

Marc Márquez está de volta à MotoGP neste fim de semana, para disputar o GP da França. E detalhe: sem punição a ser cumprida. Depois de todo o imbróglio pelo incidente com Miguel Oliveira, em Portugal, a Corte de Apelação da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) decidiu anular a sanção ao piloto da Honda.

O acidente de Márquez com Oliveira aconteceu na primeira etapa da MotoGP em 2023, em Portugal. Ainda na segunda volta da corrida, Marc, que largou da pole, entrou na curva 3 de forma muito agressiva e acabou acertando o piloto português, além também de Jorge Martín. O painel de comissários da FIM determinou a punição de volta dupla para o piloto da Honda.

MOTOGP - CORRIDA - GP DE PORTUGAL - MÁRQUEZ E OLIVEIRA
Marc Márquez caiu da moto e acabou acertando Miguel Oliveira, que vinha perseguindo a liderança (Foto: MotoGP)

Relacionadas

Márquez, porém, descobriu uma lesão na mão que exigiu um procedimento cirúrgico, que o retirou do GP da Argentina, das Ámericas e da Espanha. A FIM, por sua vez, optou por não retirar a punição de volta longa dupla e deixá-la para ser cumprida quando o espanhol retornasse. A Honda decidiu recorrer e, no fim, venceu.

Para Aleix Espargaró, houve, de fato, um erro da direção de prova sobre o assunto, mas ele dá luz a um outro ponto: ainda que não use palavras diretas, o piloto de Granollers dá a entender que ninguém no grid 'peita' Marc Márquez.

“Há muitos pilotos, muitos, dizendo que Takaaki Nakagami merece uma punição severa, porque teve muitos erros repetidas e não há punição,” disse Espargaró. "Nakagami teve cem vezes mais [críticas] do que Marc, mas não é Marc e não repercute em todos os lugares", seguiu.

“E com Marc é como se eles [pilotos] não ousassem. Porque todos nós ousamos com Nakagami, quando depois perguntamos a Fabio e Pecco sobre Marc, e suas respostas são 'sim, bom, é...'", acrescentou.

Espargaró ainda continuou suas críticas à FIM, declarando que é inaceitável o gerenciamento de toda a situação, ainda que Márquez tenha sido 100% culpado pelo acidente com Oliveira.

“Muita coisa já foi escrita. Não é algo que me interesse muito. Mas o erro [de Márquez] é óbvio. A 'merda monumental', que ainda não consigo entender, foi o teor da sanção. É algo que não pode acontecer nem num campeonato amador, imagine na classe rainha da MotoGP. A partir daqui, posso ter minha opinião ou não, mas não há mais nada a comentar", encerrou.