Sato comanda 1-2 da Ganassi no Carb Day da Indy 500 2023. Kanaan é 11º
Mostrando o favoritismo da Ganassi, Takuma Sato liderou a última atividade de pista antes das 500 Milhas de Indianápolis. Japonês ficou à frente de Scott Dixon por 0s099
Vencedor em 2017 e 2020, Takuma Sato liderou o último treino livre antes da Indy 500 de 2023. No tradicional Carb Day, realizado nesta sexta-feira (26), o japonês da Ganassi anotou a volta mais rápida do dia, com 39s498. Ao total, foram 86 giros do piloto de 46 anos durante as duas horas de atividade no Speedway.
O segundo lugar também ficou com a Ganassi, nas mãos de Scott Dixon. O neozelandês, vencedor de 2008, teve tempo apenas 0s099 mais lento que o de Sato. A CGR só não teve o top-3 do Carb Day porque o pole-position Álex Palou foi superado pela Penske de Will Power e ficou no quarto lugar. Kyle Kirkwood, de Andretti, fechou o top-5.
Relacionadas
Com a Juncos, o argentino Agustín Canapino surpreendeu e ficou com o sexto lugar, seguido pelas Andretti de Colton Herta e Romain Grosjean, além das Penske de Josef Newgarden e Scott McLaughlin, que fecham o top-10.
O brasileiro Tony Kanaan ficou na 11ª posição. Ele foi o melhor piloto da McLaren, cravando 39s921 após 59 giros. Alexander Rossi e Pato O'Ward ficaram apenas em 14º e 15º, respectivamente. Enquanto Felix Rosenqvist, que larga na primeira fila no domingo, amargou o 28º lugar.
Já Helio Castroneves foi o 20º colocado. O quatro vezes vencedor anotou 87 voltas e teve como melhor tempo 40s060. Ele ficou quatro postos à frente de Simon Pagenaud, companheiro de equipe na Meyer Shank.
A largada das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para às 13h30 (de Brasília, GMT-3) do próximo domingo (28), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi o Carb Day da Indy 500:
O treino começou já com uma bandeira amarela para inspeção da pista. Com aproximadamente 5 minutos de sessão, a bandeira verde finalmente veio para a última atividade de pista antes da corrida. De cara, Tony Kanaan abriu os primeiros 10 minutos com o tempo mais rápido, na marca de 40s033. Pouco tempo depois, mais uma amarela para inspeção da pista. Nesta altura, o líder era Grosjean, com 39s772.
Após uma pausa de 8 minutos, a bandeira verde apareceu novamente, e quem surgiu para assumir a liderança foi Scott Dixon, da Ganassi. Ele era seguido por Agustín Canapino, Romain Grosjean, Álex Palou, Conor Daly, Pato O'Ward, Tony Kanaan, Marcus Ericsson, Kyle Kirkwood e Ryan Hunter-Reay.
Quem tirou Dixon da ponta foi o companheiro de equipe Takuma Sato, que levou a Ganassi #11 ao topo com o tempo de 39s498. O japonês era quem estava no topo da tabela quando o treino livre chegou na metade, seguido por Dixon, Power, Palou, Canapino, Grosjean, Newgarden, Kirkwood, Kanaan e Daly.
Depois de causar o acidente com Stefan Wilson na segunda-feira, Katherine Legge voltou a causar bandeira amarela nos treinos livres. Agora, a pilota da RLL saia dos boxes quando notou que uma das rodas não foi encaixada corretamente. Ela parou no acostamento.
Com a pista bastante movimentada, o treino entrou no quarto final com um top-10 formado por Sato, Dixon, Power, Palou, Kirkwood, Canapino, Herta, Grosjean, Newgarden e Kanaan. Uma nova bandeira amarela por inspeção na pista aconteceu, e o traçado foi liberado com 15 minutos restantes.
Indy 2023, Indy 500, Carb Day:
VOLTAS | |||||
1 | T SATO | Ganassi Honda | 39.498 | 86 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.597 | +0.099 | 83 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 39.655 | +0.157 | 82 |
4 | A PALOU | Ganassi Honda | 39.657 | +0.159 | 83 |
5 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 39.670 | +0.172 | 57 |
6 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 39.729 | +0.231 | 74 |
7 | C HERTA | Andretti Honda | 39.770 | +0.272 | 76 |
8 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 39.772 | +0.274 | 43 |
9 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 39.864 | +0.366 | 89 |
10 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 39.899 | +0.401 | 81 |
11 | T KANAAN | McLaren Chevrolet | 39.921 | +0.423 | 59 |
12 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 39.932 | +0.434 | 77 |
13 | J HARVEY | RLL Honda | 39.955 | +0.457 | 58 |
14 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 39.958 | +0.460 | 71 |
15 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 39.979 | +0.481 | 84 |
16 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 39.996 | +0.498 | 89 |
17 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 40.016 | +0.518 | 82 |
18 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 40.044 | +0.546 | 87 |
19 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 40.053 | +0.555 | 56 |
20 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 40.060 | +0.562 | 87 |
21 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.066 | +0.568 | 73 |
22 | R HUNTER-REAY | DRR Chevrolet | 40.085 | +0.587 | 34 |
23 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 40.150 | +0.652 | 64 |
24 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 40.161 | +0.663 | 81 |
25 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 40.179 | +0.681 | 61 |
26 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 40.207 | +0.709 | 78 |
27 | R ENERSON | Abel Chevrolet | 40.211 | +0.713 | 63 |
28 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 40.217 | +0.719 | 57 |
29 | K LEGGE | RLL Honda | 40.257 | +0.759 | 35 |
30 | G RAHAL | DRR Chevrolet | 40.270 | +0.772 | 77 |
31 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 40.278 | +0.780 | 73 |
32 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 40.492 | +0.994 | 66 |
33 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.510 | +1.012 | 89 |