Cinco coincidências com 30 anos atrás garantem: Kanaan vai vencer Indy 500

A edição 2023 das 500 Milhas de Indianápolis conta com muitas coincidências com 1993, quando Emerson Fittipaldi venceu pela segunda vez. Agora, quem busca o segundo anel é Tony Kanaan

Em outubro de 2022, a famosa cervejaria argentina Quilmes lançou a campanha de publicidade para a Copa do Mundo de futebol, que aconteceria em dezembro, no Catar. Conhecida pela criatividade e empenho nas campanhas futebolísticas, a Quilmes lançou a campanha baseada nas "coincidências". Mostrando argentinos comparando situações de 1986, o último título mundial da Argentina, com 2022.

Em dezembro, a Argentina levantou o terceiro título após uma memorável campanha e uma final antológica contra a França, o que acabou eternizando ainda mais a publicidade da Quilmes. Com a cerveja ou não, as coincidências também acontecem nas 500 Milhas de Indianápolis, quem sabe indicando um final feliz para o brasileiro Tony Kanaan.

Relacionadas

O ano em referência é 1993. Naquela ocasião, Bobby Rahal, então campeão da Indy, foi surpreendentemente eliminado no Bump Day. 30 anos depois, foi a vez do filho, Graham, ser surpreendido e não conseguir uma vaga no grid de 33 carros. Neste ano, o Rahal ainda vai conseguir alinhar como substituto de Stefan Wilson na DRR, mas não muda o fato de que foi bumpado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Emerson Fittipaldi na Indy 500 de 1993 (Foto: Indycar)

Na edição de 1993, a pole-position ficou com um carro da Chip Ganassi Racing. Na época, o time ainda era pequeno e sem a relevância atual, mas emplacou a pole na prova mais importante do mundo com o holandês Arie Luyendyk. 30 anos depois Ganassi também emplaca a pole em Indianápolis, também com um piloto europeu, o espanhol Álex Palou.

Mais curioso ainda? O número do carro de Luyendyk e de Palou é o mesmo: #10. E em ambas oportunidades foram as primeiras poles dos respectivos pilotos em Indianápolis

O vencedor da edição de 1993 foi o brasileiro Emerson Fittipaldi, que, na época, buscava o segundo triunfo no Brickyard, e largou da nona posição. Em 2023, quem larga do nono lugar é o também brasileiro Tony Kanaan, que busca o segundo anel de vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.

Outra curiosidade sobre 1993 remete a pilotos quatro vezes vencedores. A edição das 500 Milhas de Indianápolis acontecia dois anos após o americano Rick Mears se juntar a A.J. Foyt e Al Unser como pilotos quatro vezes vencedores da Indy 500. Em 2023, já se passaram dois anos desde que Helio Castroneves subiu ao Victory Lane pela quarta vez.

A largada das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para às 13h30 (de Brasília, GMT-3) do próximo domingo (28), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.