Confira declarações dos pilotos após classificação para GP da Bélgica de F1 2023
Max Verstappen fez uma volta voadora em Spa mas, por causa da punição, ele perde cinco posições, é Charles Leclerc quem herda a pole-position para o GP da Bélgica
Com o câmbio novo que culminou com a punição em cinco posições e a sexta colocação no grid de largada para o GP da Bélgica, Max Verstappen mais uma vez foi dominante na reta final da classificação e fez a volta mais veloz da sessão desta sexta-feira (28) - 0s8 à frente do segundo colocado, mas pole-position Charles Leclerc. Atrás do monegasco, Sergio Pérez parte da segunda posição e Lewis Hamilton da terceira.
Carlos Sainz, que liderou o TL1, vai largar da quarta colocação. Em seguida, aparecem Oscar Piastri em quinto, Lando Norris em sétimo, George Russell em oitavo, Fernando Alonso em nono e Lance Stroll em décimo.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube. A classificação para corrida sprint está marcada para este sábado, às 7h (de Brasília, GMT-3).
Confira as declarações dos pilotos após a classificação do GP da Bélgica:
Charles Leclerc, pole-position: Leclerc festeja pole em Spa, mas vê Verstappen dominante: “Estava muito rápido”
Sergio Pérez, segundo: Pérez celebra 2º em dia “muito complicado” na classificação para GP da Bélgica
Lewis Hamilton, terceiro: 4º, Hamilton fala em classificação “agitada” e se diz “realmente feliz com resultado”
Carlos Sainz, quarto: Sainz justifica resultado na classificação da Bélgica: “Erro me custou posições”
Oscar Piastri, quinto: Piastri lamenta dificuldades com pista seca em Spa: “Não sabia os pontos de frenagem”
Max Verstappen, sexto (punido em cinco posições): Verstappen celebra classificação em Spa e relata risco no Q2: “Condições difíceis”
Lando Norris, sétimo: Norris culpa saída da pista por 7º lugar no grid da Bélgica: “Sofri mais que outros”
George Russell, oitavo: Russell reclama de falta de ritmo após 8º lugar no grid da Bélgica: "Sofri o tempo todo"
Fernando Alonso, nono: Alonso rotula classificação na Bélgica como "estressante": "Jogo de adivinhação"

Lance Stroll, em décimo: "Dadas as condições difíceis, acredito que levar dois carros para o Q3 é um bom resultado, mas poderíamos aproveitar pouco mais hoje. Sempre fica complicado quando a pista está secando ao longo de uma sessão. Fazer a escolha correta dos pneus se torna um desafio maior e é preciso estar preparado para tomar decisões de última hora. Nesse sentido, acredito que tomamos algumas boas decisões e pareceu que estávamos usando os pneus certos no momento certo. No entanto, a pista estava melhorando muito no final do Q3, então talvez tenhamos sido um pouco cautelosos ao sermos o primeiro carro a cruzar a linha de chegada. Vamos revisar os dados esta noite e nos preparar para continuar amanhã."
Yuki Tsunoda, em 11º: "O ritmo foi muito bom e estou feliz com a volta que fiz. No final, a maioria dos carros estavam atrás de mim, então eles aproveitaram a oportunidade porque a pista estava melhorando rapidamente. A equipe me chamou e colocou o composto macio, que eu não esperava ser mais rápido, mas funcionou. No final, foi a decisão certa, então obrigado a eles. Estou ansioso para amanhã, o carro estava bom e consistente, e acho que a equipe reuniu um bom conhecimento sobre o carro no composto intermediário, o que tivemos dificuldade há três corridas. Então, definitivamente, demos um grande passo. Estava sempre me sentindo confortável e estávamos em boa forma. No geral, acho que foi um bom dia para a equipe. Daniel teria passado para o Q2 se não fosse pelos limites da pista, então é animador para nós."
Pierre Gasly, em 12º: "É sempre um desafio ir do molhado para o seco com as coisas mudando volta após volta. É emocionante assim porque você tem de estar nela imediatamente, sem ultrapassar a marca. Provavelmente não começamos nossa volta final no Q2 nas melhores condições, mas, mesmo assim, não tínhamos o carro afinado para esse cenário e isso foi mostrado em nosso tempo de volta. O setor 1 foi bastante forte para nós, enquanto o setor 2, mais longo e apertado, é onde lutamos. No entanto, isso pode ser positivo para a corrida de domingo, na qual pretendemos lutar para chegar aos pontos."
Valtteri Bottas, em 13º: "Cada volta era uma aderência diferente em lugares diferentes. Então era preciso interpretar as condições e fazer a troca para os pneus de pista seca no fim do Q2. Acho que fui o primeiro a ir para os slicks no fim do Q2, mas, infelizmente, o momento não foi o melhor para nós. Então fomos os primeiros a fechar a volta e, à medida que a pista foi melhorando, os outros foram baixando o tempo de volta. Amanhã vai ser outra classificação interessante, o ritmo com o carro hoje foi bom."
Esteban Ocon, em 14º: "Não foi um dia fácil na pista hoje e estou desapontado por não entrar no Q3. As condições climáticas tornaram a sessão complicada para todos, mas fizemos um bom trabalho para passar para o Q2. Infelizmente, bati no muro na curva 9, danifiquei o carro e não conseguimos fazer uma segunda volta com pneus macios quando a pista estava no seu melhor. Amanhã temos a chance de somar pontos na sprint, então certamente almejamos um bom resultado. Para domingo, vai ser difícil partir de 15º no grid [14º após punição do Magnussen], mas vamos dar o nosso melhor."
Alexander Albon, em 15º: "Foi difícil hoje. Não acho que temos downforce para esse tipo de clima e estávamos escorregando muito, o que superaqueceu os pneus rapidamente e tornou difícil terminar uma volta sem que os compostos estragassem. Não era nosso dia hoje. Preferimos que esteja totalmente molhado ou totalmente seco, pois essas condições mistas são complicadas para nós. Conhecemos nossos problemas, mas não é óbvio resolvê-los."

Kevin Magnussen, em 16º (punido em três posições): "Foi uma classificação divertida. Escapei na curva 9, bati no muro, danifiquei o carro e precisei completar minha volta rápida com esses danos. Então sinto que poderia ter conseguido um pouco mais nessas condições. Mas 13º [16º, após a punição] para domingo é um resultado ‘ok’. Nessas condições, podemos ganhar ou perder muito e, é por isso, que gosto disso. Mas hoje poderíamos ter ido melhor, mas também não foi de todo ruim. Amanhã, o tempo deve estar bem parecido com o que foi hoje, então vamos ver o que pode acontecer."
Guanyu Zhou, em 17º: "Na última volta eu cometi um erro, mas também tivemos um problema de comunicação. Estávamos rápidos e facilmente poderíamos ter avançado ao Q2, mas acabei travando o pneu e saindo da pista, principalmente no setor 2 que era onde estava mais molhado. O carro estava muito bom nessas condições mistas, especialmente no Q1. O fim de semana começou bem complicado com poucas voltas acumuladas no TL1, mas acho que podemos ir bem melhor amanhã, ainda que o tempo esteja imprevisível como hoje."
Logan Sargeant, em 18º: "Com certeza um dia decepcionante sabendo do nosso potencial. Acho que nesta condição sempre lutamos um pouco quando a pista está secando. O atraso comprometeu minha sessão, mas ainda assim um grande obrigado à equipe por fazer um grande esforço para nos levar até lá. Ter um segundo jogo de pneus nos colocaria em uma posição muito melhor. Ter de fazer minha melhor volta na terceira volta do pneu nessas condições nunca é bom. A confiança estava lá, era simplesmente falta de aderência. Tínhamos um bom potencial, mas não foi o melhor dia. Vamos dar a volta por cima e ver o que podemos fazer amanhã."
Daniel Ricciardo, em 19º: "É frustrante ter meu tempo de volta deletado por causa dos limites da pista na curva 4. Tentei fazer a Eau Rouge de pé embaixo, mas estava saindo do traçado ideal e tive de aliviar um pouco para tentar ficar na pista. Assim que passei a curva 4 sabia que provavelmente tinha acabado. Tentei deixar isso para trás e continuar com a volta – você tem uma ideia, mas nunca sabe se está errado. Então, obviamente, continuei forçando. Achei que fosse possível, mas não foi. Nossa posição na classificação é complicada para domingo, mas felizmente temos outra chance amanhã. Obviamente, não gosto de cometer erros, mas há uma visão geral de que estamos indo bem. Vou deixar isso para trás e aprender com isso."
Nico Hülkenberg, em 20º: "Tivemos um problema hidráulico. Os mecânicos ainda estavam tentando consertar a tempo. Na verdade, o problema foi resolvido, mas não havia tempo suficiente para iniciar outra volta rápida. Isso encurtou a classificação para nós. Acho que faltou meio minuto."