Fenestraz aproveita erro de Hughes e crava pole no eP de Mônaco da Fórmula E

Um erro de Jake Hughes na chicane durante a final em Mônaco deu a segunda pole da temporada para Sacha Fenestraz, que andou muito forte durante toda a sessão com a Nissan

Sacha Fenestraz é o pole-position do eP de Mônaco, nona etapa da temporada 2023 da Fórmula E. O piloto da Nissan se valeu de um erro crasso de Jake Hughes, da McLaren e, com o tempo de 1min29s131, vai sair na frente na corrida de logo mais, às 10h (horário de Brasília) com transmissão AO VIVO do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Relacionadas

Confira como foi a classificação em Monte Carlo:

Grupo A

Wehrlein, Evans, Vergne, Bird, Rast, Vandoorne, Lotterer, Nato, Ticktum, Fenestraz e Frijns formam o primeiro time para a briga por uma das quatro vagas nas quartas de final.

A dupla da DS Penske logo foi à pista, seguida pelos companheiros de Jaguar. Bird cravou 1min31s604, enquanto Evans faria 1min30s956. Sacha Fenestraz viria logo na sequência, com 1min31s101. Frijns era o terceiro, com 1min31s173.

Em sua primeira tentativa, Vergne tomou a ponta, 1min30s566, seguido pelo companheiro Vandoorne, 1min30s843. Mas o vencedor da etapa em Berlim, Mitch, mostrou que a ascensão no campoenato não é um samba de uma nota só e cravou um temporal, 1min30s432.

Andre Lotterer melhorou seu tempo e subiu para terceiro, 1min30s626. O líder do campeonato, Pascal Wehrlein, também subiu na tabela e foi para quarto, 1min30s832. A reta final foi emocionante, com a Nissan cravando a liderança, com Nato na frente, 1min30s138, seguido por Fenestraz, 1min30s149.

Dan Ticktum também avançou em terceiro, com Mitch Evans na quarta posição. E a direção de prova anunciou que deletou as voltas da Penske, portanto, Vergne e Vandoorne nas últimas filas. Quem também ficou de fora foi o líder, Pascal Wehrlein.

Vandoorne teve sua volta deletada em Mônaco (Foto: Fórmula E)

Grupo B

Hughes, Günther, Cassidy, Mortara, Sette Câmara, Rowland, Di Grassi, Müller, Dennis, Da Costa e Buemi fechavam o grupo. De cara, a direção de prova anunciou que estava investigando o brasileiro da NIO pela mesma infração técnica que puniu a DS Penske.

Günther pintava na liderança, 1min30s638, com Cassidy, também em alta na temporada 2023, na sequência, 1min30s681. Müller, com a ABT Cupra, sobe para terceiro, 1min30s681. A Maserati confirmou o favoritismo e se garantiu nas quartas de final, com Max em primeiro e Mortara em terceiro.

A McLaren também mostrou força, com Jake Hughes na segunda posição, 1min30s179. Sergio também conseguiria avançar na bacia das almas, quarto lugar para ele, 1min30s270, mas teve suas voltas deletadas pela direção de prova. Surpresa para Nick Cassidy e Félix da Costa, que ficam de fora do top-8.

Quartas de Final

Dan Ticktum (3º A) x Sacha Fenestraz (2º A)

Mais lento durante a primeira parte da classificação, o piloto da NIO foi primeiro a ir para a pista. Ticktum deu sua volta em 1min29s326, mas foi superado por Sacha e confirmou o favoritismo, 1min29s031 e avançou às semifinais.

Mitch Evans (4º A) x Norman Nato (1º A)

Duelo forte nesta segunda perna das quartas de final. Mitch Evans errou e cravou 1min29s350, mas foi superado com tranquilidade pelo francês da Nissan, 1min29s113. A Nissan mostra que não está para brincadeira em Monte Carlo.

Edoardo Mortara (3º B) x Jake Hughes (2º B)

Duelo com Maserati, outra favorita deste dia em Mônaco. Mortara fez uma volta limpa, sem erros, 1min29s484. Mas a McLaren de Hughes surpreendeu e bateu Edoardo com folga, 1min29s082.

Sergio Sette Câmara (4º B) x Maximilian Günther (1º B)

Mesmo punido pela direção de prova, o brasileiro pôde fazer sua volta mais rápida, mas tinha um adversário muito forte, que liderou o TL2. Sette Câmara bateu o favorito Günther, 1min29s273 contra 1min29s636 do alemão. Mas, o piloto da NIO foi investigado e punido pela direção de prova e teve sua volta cancelada por ultrapassar a linha que delimita sua saída antes que o sinal abra. Maximilian avança.

Semifinal

Norman Nato (1º A) X Sacha Fenestraz (2º A)

Duelo de companheiros de equipes na semifinal. Nato abriu a volta, seguido por Fenestraz. Melhor para o franco-argentino da Nissan, que avança à final, 1min28s773, enquanto Norman fica com 1min29s236.

Jake Hughes (2º B) x Maximilian Günther (1º B)

Mclaren x Maserati, que avançou graças à punição de Sette Câmara. Günther bem que tentou, cravando 1min29s450. Mas Hughes mostrou a força dos papaias em Monte Carlo e pulverizou o tempo do alemão, 1min28s942.

Hughes surpreende na semifinal e avança na classificação de Mônaco (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Final

Sacha Fenestraz x Jake Hughes

A disputa foi entre surpresas neste fim de semana. Os novatos viriam para brigar pela segunda pole-position na temporada. 2023 da Fórmula E. O britânico da McLaren foi o primeiro, seguido pelo franco-argelino da Nissan.

Jake começou com uma traseirada na subida da Sainte-Dévote. Sacha não deixava a distância diminuir. Mas um vacilo enorme do britânico, que passou reto na chicane, deu a pole para Fenestraz, com 1min29s131.

A direção de prova anunciou, após a classificação, que Sacha estava sob investigação sobre o gasto de energia de sua Nissan na classificação e foi informado, durante a entrevista pós-treino, sobre a possível infração.

É a segunda pole do piloto da Nissan na temporada, mais três pontos no campeonato, subindo para dez no Mundial de Pilotos.

Volte em instantes.