Sem encontrar soluções para resolver o conflito de datas entre o eP de Berlim e as 6 Horas de Spa do WEC, a Fórmula E já se prepara para a realidade de perder vários pilotos durante o fim de semana da etapa alemã, programada para começar no dia 11 de maio de 2024. A Envision será a maior prejudicada, já que tanto Sébastien Buemi quanto Robin Frijns possuem compromissos com Toyota e BMW, respectivamente.
Apesar do grande problema que envolve a Envision, outros times também vão sofrer com o conflito. Nyck de Vries, confirmado no carro #7 da Toyota — Buemi defende o #8 —, também se prepara para desfalcar a Mahindra, enquanto Nico Müller, piloto da Peugeot, deixará a Abt Cupra sem um de seus titulares.
A falta de um acordo entre as categorias, ambas gerenciadas pela FIA, foi noticiada primeiramente pelo portal inglês The Race. As 6 Horas de Spa estão programadas justamente para 11 de maio, dia de início do eP de Berlim, que prevê uma rodada dupla.
Buemi, curiosamente, havia sugerido que a categoria transformasse o eP de Portland em uma rodada dupla e retirasse a primeira corrida da Alemanha para resolver o conflito — o que foi parcialmente feito. Apesar de uma segunda corrida em solo americano já estar nos planos para 2024, a etapa de Tempelhof terá sua programação inicial mantida.
Nem só de desfalques vive a Fórmula E, entretanto. Jean-Èric Vergne e Stoffel Vandoorne, que defendem a DS Penske, darão prioridade à categoria elétrica, mesma situação de António Félix da Costa — que não será liberado pela Porsche.
Norman Nato, que chegou a testar o Porsche 963 da Jota para substituir o português, também não terá liberação da Andretti, conforme assegurado pelo chefe da equipe americana, Roger Griffiths.
"Está muito claro onde está sua prioridade e quais são suas responsabilidades", disse o dirigente ao The Race. "Sempre dissemos: 'você pode pilotar outros carros, mas precisa entender que, se houver algum compromisso, a Fórmula E é a prioridade'", garantiu.
"Isso está muito bem entendido. Não preciso me preocupar com nenhuma outra programação, e conflitos [de datas] não serão um problema para nós. Temos sido bastante inflexíveis em relação a isso", finalizou.
A temporada 2023/24 da Fórmula E está programada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, que será disputado no Autódromo Hermanos Rodríguez.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!