Fórmula E lança prêmio para piloto que fizer mais ultrapassagens ao longo da temporada

Anúncio veio na semana do eP de Mônaco e definiu uma nova premiação para os pilotos da categoria: chama-se Driver of Progress e premia aquele que mais ultrapassou em 2023

"PORSCHE DEFINHOU A OLHOS VISTOS NA FÓRMULA E 2023" | GP ÀS 10

A Fórmula E se prepara para abrir a segunda metade da temporada 2023 no próximo sábado, em Mônaco, para começar o trecho final de uma temporada com nova geração de carros e mudanças gerais na maneira como as corridas se desenham. Como a quantidade de ultrapassagem vista nas pistas tem sido alta, a categoria anunciou uma nova premiação: ganha quem terminar o campeonato com mais ultrapassagens efetuadas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas

O prêmio vai se chamar 'Driver of Progress' - ou 'Piloto que Progride', em tradução livre - e será entregue a quem oferecer mais passões ao público, independente das posições de largada ou chegada, além de qualquer outro fator. A contagem será feita somente baseada em ultrapassagens legais contabilizadas na corrida: todas aquelas que não precisarem ser devolvidas.

A definição do novo prêmio vem no momento em que a Fórmula E exalta o recorde histórico de passadas neste ano. A rodada dupla de Berlim contou com corridas de 190 ultrapassagens, 20 mudanças na liderança e oito pilotos diferentes na ponta, todas as estatísticas são recordes históricos da categoria.

A pista da Cidade do Cabo já é, oficialmente, a mais rápida da história da Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Além disso, o eP da Cidade do Cabo contou com a maior média de velocidade de todos os tempos, com direito a uma volta da pole marcada com estabilidade de 154.987 km/h, por Sacha Fenestraz. A mais rápida volta já registrada pelos monopostos elétricos. A volta mais rápida da corrida em São Paulo? Sérgio Sette Câmara, com 264.1 km/h de maior velocidade alcançada. Outro recorde.

Desde o princípio do campeonato, as corridas se desenham em estilo pack race, com pilotos em geral fugindo da liderança para evitar de gastar energia além da conta. É algo parecido ao que acontece em superovais, mas sem a questão da energia de bateria.

Até o momento, quem lidera a corrida pelo prêmio é André Lotterer, que tem 46 ultrapassagens no campeonato, mas é seguido de perto por Pascal Wehrlein, com 42. António Félix da Costa (33), Lucas Di Grassi (29), Oliver Rowland (28), Norman Nato, Maximilian Günther, Nick Cassidy (26), Stoffel Vandoorne (25) e Jake Dennis e Sacha Fenestraz (20), formam a lista dos 11 primeiros. Sérgio Sette Câmara vem colado atrás, com 18.

"O progresso através do grid não é tarefa fácil na Fórmula E. Exige paciência, reações rápidas e habilidade crucial de equilibrar eficiente e cuidadosamente a energia e efetuar ataques destemidos para tomar posições São habilidades essenciais para competidores que querem se provar líderes na demanda única da Fórmula E por inteligência, eficiência e pilotagem dinâmica", afirmou o cofundador e diretor de competições Alberto Longo.

O GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e COM IMAGENS todas as atividades de pista do eP de Mônaco deste fim de semana.

A tabela de mais ultrapassagens na temporada da Fórmula E após oito corridas (Foto: Fórmula E)