Fórmula E descarta usar pista da Nascar em Chicago: "Precisamos de identidade própria"

Alberto Longo, cofundador e chefe da Fórmula E, disse que corrida em pista urbana de Chicago serviria como "etapa secundária" da Nascar, algo descartado pela categoria

Cofundador e chefe da Fórmula E, Alberto Longo admitiu que a categoria cogitou a cidade de Chicago como uma das possibilidades para o calendário do ano que vem. A modalidade elétrica ainda busca uma substituta para Portland, que não deve ficar no campeonato em 2024, e trata Los Angeles como plano A. Entretanto, a "Cidade dos Ventos" chegou a ser considerada e foi vetada por um motivo simples: a Nascar.

A etapa teria de ocorrer, obrigatoriamente, em junho do ano que vem. Isso porque a Nascar utilizará o traçado urbano do local, algo que naturalmente afeta o cotidiano dos habitantes. Assim, Longo admitiu que correr em uma data tão próxima à categoria americana faria com que a Fórmula E se tornasse uma espécie de "corrida secundária", algo que a categoria descarta completamente.

Relacionadas

"Estivemos em conversas com eles e vimos os desafios de usar uma pista de rua já existente", declarou Longo ao portal inglês The Race. "Normalmente, as autoridades permitiriam que você chegasse lá uma semana ou até duas antes do evento [da Nascar], vamos colocar assim", explicou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula E busca corrida nos Estados Unidos para substituir Portland em 2024 (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Honestamente, não acho que seja o melhor caminho para nós", admitiu. "Precisamos ter nossa própria identidade, precisamos estar em nosso próprio espaço. Não podemos nos tornar secundários para um evento principal", pontuou.

Apesar da negativa, Longo admitiu que correr em Chicago ainda é uma possibilidade para o futuro. Segundo o cofundador, caso a etapa consiga ser realizada em um momento diferente do ano, as conversas entre as partes podem ser retomadas.

"Eu realmente acredito que precisamos ter nosso próprio espaço, nosso próprio mês, e é por isso que Chicago, em algum momento, deixou de ser uma possibilidade para receber um evento da Fórmula E", destacou. "Mas continuamos em conversas com eles e, se conseguirmos fazer em um momento diferente da temporada, adoraríamos estar lá", frisou.

A Fórmula E perdeu o eP de Nova York após a rodada dupla do ano passado e fechou com Portland para 2022/23, mas a intenção da categoria é se mudar para um local que apresente mais força e atraia o público. No momento, há um acordo próximo de ser fechado para sediar uma etapa em Los Angeles a partir do ano que vem.

Fórmula E volta a aquecer os motores a partir do dia 3 de junho, com a rodada dupla do eP de Jacarta. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no aplicativo Kwai.