Fórmula 3

Bortoleto conta com punição de Minì e safety-car para vencer corrida 2 da F3 no Bahrein

Gabriel Bortoleto viu o italiano Gabriele Minì ser punido em 5s e ficou com a vitória na corrida 2 da rodada do Bahrein da Fórmula 3. A prova ainda terminou sob safety-car

Gabriel Bortoleto venceu a corrida 2 da rodada do Bahrein da Fórmula 3, realizada na manhã deste domingo (5). O estreante da Trident cruzou a linha de chegada em segundo, mas contou com uma punição de 5s aplicada ao líder, Gabriele Minì, para garantir os 25 pontos da prova.

Foi a redenção do brasileiro após ser punido na corrida sprint por conta do incidente que tirou Rafael Villagómez da corrida. Os 10s acrescidos após a prova fez Gabriel cair para 19º. A corrida curta foi vencida por Josep María Martí, com Franco Colapinto e Caio Collet completando o pódio.

[relacionadas]

Já a corrida deste domingo teve ainda outro ingrediente favorável à vitória do brasileiro: safety-car acionado após incidente com Tommy Smith a uma volta do fim. Com isso, o pódio ficou com Bortoleto, Oliver Goethe completando a dobradinha da Trident e Dino Beganovic.

Gregoire Saucy foi o quarto colocado, com Luke Browning em quinto. Martí terminou em sexto, com Kaylen Frederick em sétimo. Mini caiu para oitavo com a punição, com Sebástian Montoya e Paul Aron fechando o top-10. Caio Collet ficou com a 14ª posição, com Roberto Faria terminando em 25º.

A Fórmula 3 volta em abril, para a rodada da Austrália, a segunda da temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Largada da F3 no Bahrein (Foto: F3)

Saiba como foi a corrida 2 da rodada do Bahrein

Na largada, Bortoleto tracionou melhor que o pole Minì e contornou a curva 1 na liderança. Saucy também foi melhor que o italiano e assumiu o segundo posto. Atrás, Collet caía para 27º, atrapalhado por uma escapada de pista de Dino Beganovic, enquanto Faria completava a volta 1 em último.

Com um início sem acidentes, Bortoleto imprimiu um ritmo mais forte nas primeiras voltas e conseguiu abrir 2s7 ao final do terceiro giro. Minì, em contrapartida, não dava respiro para Saucy, determinado a recuperar a vice-liderança para se manter vivo na pista.

E a ultrapassagem veio no giro seguinte, por fora, mas as imagens mostraram o piloto da Hitech além dos limites da pista, o que levantou questionamentos sobre a legalidade da manobra. A direção de prova, porém, não emitiu comunicado de investigação.

Bortoleto, que nada tinha a ver com isso, abria cada vez mas vantagem. Com sete de 22 voltas completadas, já aparecia 3s4 à frente de Minì. Mas o safety-car acionado na sequência por conta de um toque entre Mari Boya e Tommy Smith destruiu a vantagem do brasileiro.

O safety-car deixou a pista ao final do nono giro, com Bortoleto, Minì, Saucy, Goethe, Frederick, Leonardo Fornaroli, Beganovic, Paul Aron, Marti e Zak O'Sullivan formavam o top-10 no Bahrein. Na relargada, Mini partiu muito bem, mas Bortoleto se colocou por dentro e defendeu a primeira posição.

Mini, no entanto, foi para cima do brasileiro com muito mais ação e aproveitou o vácuo para dar o troco e tomar a ponta. Só que o italiano viu a sua corrida seriamente ameaçada ao ser punido em 5s por procedimento irregular na largada. Pelo rádio, a Hitech pediu para o piloto apertar o ritmo para manter vivas as chances de vitória.

No pelotão intermediário, algum bate-rebate quando a luz verde foi acionada, mas nada suficiente para causar uma nova interrupção. Collet abria caminho e já aparecia em 18º.

Quem também vinha escalando o pelotão era Martí, o vencedor da sprint. Numa bela manobra, com quatro carros dividindo a curva, o espanhol levou a melhor e deixou dois adversários para trás, saltando de nono para sétimo.

No 15º giro, Goethe usou a asa móvel para ganhar a terceira posição de Saucy, resultado que garantiria virtualmente a dobradinha da Trident, uma vez que Minì, apenas 0s8 à frente de Bortoleto, ainda teria de cumprir a punição.

Mais três voltas completadas, e nova punição de 5s, agora para Nikola Tsolov por causar colisão durante a corrida. Do nono ao 12º, ótimo pega entre Montoya, Aron, O'Sullivan e Fornaroli, com o filho do ex-piloto de F1, Juan Pablo Montoya, levando a melhor — para satisfação do pai, acompanhando atento dos boxes.

Quem acabou levando a pior depois dessa disputa foi Fornaroli, que acabou com um pneu furado ao tocar de leve na asa de Tsolov. Outra confusão veio na sequência, envolvendo novamente Smith, e ainda sobrou para Faria, que precisou entrar nos boxes.

Safety-car novamente acionado com apenas uma volta para o fim da corrida. Foi o ato final para confirmar a primeira vitória do estreante Bortoleto na temporada 2023 da Fórmula 3.