Iwasa se vale de quebra de Hadjar e domina sprint da F2 em Mônaco. Fittipaldi é décimo

Bastou assumir a liderança logo no início para Ayumu Iwasa controlar a corrida sprint da F2 em Mônaco até a bandeirada. Enzo Fittipaldi terminou em décimo, fora dos pontos

Ayumu Iwasa deixou para trás o fim de semana desastroso no Azerbaijão e conquistou a vitória na corrida sprint da Fórmula 2 em Mônaco, realizada neste sábado (27). O japonês da DAMS contou com a quebra de Isack Hadjar ainda nas primeiras voltas para assumir a liderança e ditar o ritmo até a bandeirada.

Foi, mais uma vez, uma vitória ao estilo do piloto, que dificilmente perde uma prova quando se coloca na liderança já no início. A sete voltas do fim, o safety-car causado por Amury Cordeel ainda aproximou novamente todo o pelotão, mas Iwasa foi preciso na relargada e, em uma única volta, abriu nada menos que 3s de distância para o segundo colocado, Jehan Daruvala. Ao final, cruzou a linha de chegada com mais de 6s de vantagem.

Relacionadas

Jak Crawford completou o pódio após se defender de ataque intenso de Richard Verschoor nas voltas finais. Zane Maloney levou a Carlin ao quinto posto, à frente de Jack Doohan. Victor Martins e Théo Pourchaire fecharam a zona de pontuação, enquanto Enzo Fittipaldi completou em décimo.

Com o resultado da sprint, Iwasa dorme na liderança da competição, dois pontos à frente de Pourchaire (68 a 66). Frederik Vesti, que ficou em nono, por sua vez, manteve os 64 e aparece em terceiro. O dinamarquês, no entanto, é o pole-position da corrida 2.

A largada para a corrida principal da etapa de Mônaco da Fórmula 2 está marcada para as 4h40 de domingo, horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Largada da sprint da F2 em Mônaco (Foto: F2)

Confira como foi a corrida sprint da F2 em Mônaco:

Logo após o TL3 da Fórmula 1, que terminou sob bandeira vermelha após batida de Lewis Hamilton a cinco minutos do fim, os pilotos da F2 partiram para a disputa da sprint. Os termômetros marcavam 24,8°C, com a pista chegando aos 48,4°C e a umidade relativa do ar em 53%.

No grid, graças à inversão, Hadjar assumia a posição de honra, com Iwasa ao seu lado, buscando marcar o máximo de pontos possíveis após uma rodada bastante complicada no Azerbaijão. Fittipaldi, por sua vez, aparecia apenas em 14º, enquanto o companheiro de equipe, Maloney, alinhava em sexto. Já o líder, Pourchaire, colocava o seu ART em oitavo no grid.

Luzes apagadas, e todos passaram limpo pela Sainte-Dévote, com Hadjar, Iwasa, Daruvala, Crawford, Verschoor, Maloney e Doohan mantendo as respectivas posições, do primeiro ao sétimo. Martins, por sua vez, deixava o companheiro de equipe Pourchaire para trás e pulava para oitavo.

Ainda na primeira volta, porém, o safety-car entrou em ação após Kush Maini ser acertado por Clément Novalak e ficar atravessado na Nouvelle Chicane. Arthur Leclerc, Ralph Boschung, Roy Nissany e Dennis Hauger, que estavam logo atrás, quase causaram um engavetamento e ficaram parados atrás do carro atravessado da Campos. Destes, Boschung e Nissany acabaram abandonando.

O carro de segurança saiu na abertura da volta 6, com Hadjar mantendo a liderança, mas antes mesmo de terminar a curva 1, imediatamente o francês jogou o carro para o lado por conta de um problema no motor. Com isso, Iwasa assumiu a ponta, com Daruvala e Crawford na sequência. Fittipaldi já aparecia em 11º.

O caos completo na primeira volta da sprint em Mônaco da F2 (Foto: Reprodução/F1 TV)

Enquanto isso, a direção de prova considerava Novalak culpado na confusão inicial da corrida, punindo-o com 10s. Depois, o representante da Trident ainda tomou mais 5s por excesso de velocidade no pit-lane.

Na ponta, com dez voltas completadas, Iwasa já abria 2s3 de vantagem sobre Daruvala, que mantinha também uma distância segura para Crawford. Um pouco mais atrás, Martins aparecia a menos de 1s de Doohan, que respondia com a volta mais rápida. Pole-position da corrida principal, Vesti aparecia a apenas 0s5 de Pourchaire, enquanto Fittipaldi via Correa crescer em seu retrovisor.

No giro 18, Martins assinalou 1min22s987, tirando do australiano da Virtuosi o que seria o ponto extra da volta mais rápida. Na pista, o francês aparecia a 1s5 de distância de Doohan, e por mais que fosse tirando a diferença pouco a pouco, não conseguia se aproximar o suficiente para arriscar uma ultrapassagem.

Quem se aproximava bastante, na verdade, era Pourchaire, virando na volta 21 1s mais rápido que o parceiro de ART, Martins. Atrás, Fittipaldi enfim conseguia deixar Cordeel para trás numa manobra por fora, antes da Sainte-Dévote.

Imediatamente após tomar a ultrapassagem, porém, Cordeel acabou batendo na Mirabeau e causando nova intervenção do safety-car, a sete voltas da bandeirada.

Duas voltas sob bandeira amarela, e Iwasa comandou a relargada no melhor estilo, mas por pouco não perdeu o carro na saída da curva 1. Crawford, por sua vez, tentou dar o bote para cima de Daruvala, mas o indiano conseguiu segurar o posto. O problema é que a preocupação com a defesa fez Iwasa escapar mais de 3s em apenas um giro.

Enquanto Oliver Bearman recolhia para os boxes, deixando a corrida sprint, a disputa se intensificava, com Fittipaldi muito próximo de Vesti, com dificuldades de manter um bom rendimento nas voltas finais ao volante da Prema. Leclerc também colocava o carro de lado de todas as formas buscando um espaço para ultrapassar Maini, em briga que valeria o 14º lugar para o piloto da casa.

Ao final, no entanto, as posições se mantiveram, com Iwasa vencendo pela terceira vez na temporada — a segunda em sprint — e, ao menos até amanhã, recuperando a liderança da Fórmula 2 2023.

Fórmula 2 2023, rodada de Mônaco, Monte Carlo, corrida sprint:

1A IWASADAMS30 voltas 
2J DARUVALAMP+6.678 
3J CRAWFORDHitech+8.335 
4R VERSCHOORVan Amersfoort+8.820 
5Z MALONEYCarlin+10.978 
6J DOOHANVirtuosi+14.635 
7V MARTINSART+15.389 
8T POURCHAIREART+17.369 
9F VESTIPrema+18.411 
10E FITTIPALDICarlin+18.801 
11J CORREAVan Amersfoort+19.303 
12B BENAVIDESPHM+20.541 
13R STANEKTrident+21.352 
14K MAINICampos+22.395 
15A LECLERCDAMS+22.962 
16D HAUGERMP+25.049 
17C NOVALAKTrident+38.434 
 O BEARMANPremaNC 
 A CORDEELVirtuosiNC 
 I HADJARHitechNC 
 R NISSANYPHMNC 
 R BOSCHUNGCamposNC