Em novembro, a Fórmula 1 anunciou o lançamento da F1 Academy: uma nova categoria, inteiramente feminina, que estreará em 2023 e tem objetivo de ajudar no desenvolvimento de jovens pilotas para outros níveis de competição, como W Series, Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3. E Susie Wolff será a diretora-gerente da categoria.
Susie tem vasta experiência no automobilismo: foi pilota de testes e desenvolvimento da Williams, competiu no DTM e mais recentemente, em 2018, assumiu a chefia da Venturi na Fórmula E até o ano passado. Nesses anos, a britânica sempre foi defensora de inclusão e maior participação de mulheres no esporte a motor.
Agora, à frente da F1 Academy, Susie será responsável por liderar o desenvolvimento de talentos, para criar um caminho às categorias do 'universo Fórmula 1'. Ela se reportará diretamente ao chefão, Stefano Domenicali.
"A F1 Academy é uma oportunidade de promover mudanças genuínas em nossa indústria, criando as melhores estrutura para encontrar e cultivar talentos femininos em sua jornada para os níveis de elite do automobilismo, tanto dentro como fora da pista. Há muito trabalho a ser feito, mas também há uma clara determinação realizar isso. Ao fazer isso, acredito que a F1 Academy possa representar algo além das corridas. Pode inspirar mulheres ao redor do mundo a seguir seus sonhos e perceber que com talento, paixão e determinação, não há limite para o que elas podem alcançar", disse Wolff.
"Susie tem uma vasta experiência e conhecimento em primeira mão que será de grande benefício para todos nós. Estamos comprometidos em dar as oportunidades para que todos alcancem seu verdadeiro potencial e realizem seus sonhos. Acreditamos que a F1 Academy é uma parte importante de nossos planos de ser um esporte mais diversificado e inclusivo", acrescentou Domenicali.
ART, Campos, Carlin, MP e Prema — nomes alinhados na F2 e F3 — são as equipes confirmadas. Ao todo serão 15 competidoras na competição, ou seja, cada time poderá inscrever três carros. A primeira temporada terá sete eventos em formato de rodadas triplas, totalizando 21 corridas, além de outros 15 dias de testes oficiais. A competição começa no dia 28 de abril, na Áustria.