Romain Grosjean e Jolyon Palmer penalizados

Romain Grosjean e Jolyon Palmer foram penalizados em cinco lugares na grelha de partida para o Grande Prémio da China, depois de não terem desacelerado o suficiente quando foi mostrada dupla bandeira amarela no final do Q1.

Apesar de nenhum dos pilotos ter conseguido chegar ao Q2, ambos foram penalizados por tentarem definir uma "volta significativa" depois de passarem na dupla bandeira amarela, causada pelo acidente de Antonio Giovinazzi na última curva. Desde que Nico Rosberg ficou com a pole position, apesar de ter visto dupla bandeira amarela no Grande Prémio da Hungria do ano passado, a FIA impôs regras mais restritas que exigem que os pilotos abandonem completamente a sua volta.

[relacionadas]

Em ambos os casos, os comissários escreveram: "As evidências em vídeo mostraram claramente que o piloto tentou estabelecer um tempo de volta significativo depois de passar por um setor com dupla bandeira amarela."

Ambos os pilotos receberam também três pontos de penalização, ficando Palmer com sete e Grosjean com três. Aos doze pontos os pilotos são banidos de participar Grande Prémio seguinte.

Romain Grosjean não concorda com a penalização e postou dados que, segundo o próprio, provam que abrandou o suficiente.