Red Bull se vê "muito à frente de Ferrari e Audi" nos novos motores da F1 2026

Depois de Max Verstappen reclamar do novo regulamento de motores da F1, Helmut Marko, consultor da Red Bull, afirmou que o time austríaco está um passo à frente das rivais em relação ao desenvolvimento do equipamento

A Red Bull está confiante para enfrentar a nova era de motores que entra em vigor na Fórmula 1 a partir de 2026. De acordo com Helmut Marko, consultor do time dos energéticos, a parceria entre a Ford e a Red Bull Powertrains tem tudo para ser um sucesso, uma vez que o desenvolvimento do equipamento vai bem e está a “quilômetros de distância” de rivais como Audi e Ferrari, por exemplo.

Depois de Max Verstappen dar indícios de que a Red Bull estava se dando mal no projeto, uma vez que o simulador apresentou dados “terríveis”, Marko adotou uma postura diferente. Segundo o austríaco, a Mercedes é a única escuderia que está próxima em relação ao desenvolvimento, e Audi e Ferrari nem chegam perto.

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Max Verstappen não gostou dos dados do simulador a respeito dos novos motores (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

“Não acredito que estejamos atrás no desenvolvimento, não importa quanto. Contratamos gente da Ferrari, Mercedes, Renault. Aqui também temos a Ford como sócia, trabalhamos com os maiores especialistas em motor de combustão interna, e também temos gênios da parte elétrica”, disse o consultor.

“Estamos em agosto e já temos um motor de combustão interna completo com MGU-K e o pacote de baterias. Estamos quilômetros à frente de Audi e Ferrari, e a Mercedes está quase no mesmo nível que nós”, finalizou Helmut Marko.

No novo regulamento o complexo e caro MGU-H, peça responsável por recuperar energia através do sistema de escape em conjunto com o turbo, será descartado. Além disso, a categoria pretende se tornar mais sustentável sem precisar se tornar totalmente elétrica. Por isso, os combustíveis fósseis serão abandonados e o abastecimento vai acontecer a partir de uma mistura 100% sustentável.