O desgaste dos pneus é uma preocupação constante das equipes, principalmente em circuitos onde o asfalto e o calor são mais agressivos. No próximo fim de semana, a Fórmula 1 retorna a Xangai, na China, pela primeira vez desde 2019, último ano pré-pandêmico. E essa preocupação já ecoa na cabeça do consultor da Red Bull, Helmut Marko.
Os atuais campeões mundiais tiveram problemas com o desgaste dos pneus no GP da Austrália, onde Max Verstappen acabou abandonando na terceira volta por problema nos freios traseiros e Sergio Pérez cruzou a linha de chegada na modesta quinta posição. Marko diz esperar não ter surpresas na China, como a equipe austríaca teve em Albert Park. Em Xangai, a pista também tem um histórico de alto desgaste de pneus, já que o traçado conta com grandes zonas de tração e curvas longas.
"Espero que não tenhamos nenhuma surpresa como em Melbourne. Lá, o asfalto estava muito agressivo e estávamos completamente errados quanto ao desgaste dos pneus, que é justamente um dos nossos pontos fortes", disse Marko à emissora inglesa de TV Sky Sports.
A preocupação da Red Bull é reforçada, ainda, por ser o primeiro fim de semana de corrida sprint na temporada. As equipes terão um tempo escasso para encontrar a melhor configuração dos carros em um circuito que foi totalmente reformado para voltar a receber uma etapa da F1 novamente.
A licença do Circuito Internacional de Xangai estava vencida, mas foi reavaliada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A pista foi recapeada, teve barreiras de proteção renovadas e as instalações ganharam nova pintura, algo que não era feito desde 2019.
Quatro etapas após o começo da F1 2024, Max Verstappen lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 77 pontos, seguido pelo companheiro de equipe Sergio Pérez, com 64, e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, com 59.
A Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.